Outras estruturas, no entanto, são restritas à célula vegetal, isto é, são encontradas apenas nesse tipo de célula. Essas estruturas são: parede celular, plastídios e vacúolo de suco celular.
parede celular, grana, arquêntero, mitocôndria, DNA. mitocôndria, vacúolo, tilacoide, vasos, cromossomo.
As principais organelas das células vegetais são: ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos, centríolos e peroxissomos. As células vegetais possuem todas essas organelas também, porém, os centríolos são encontrados apenas nas briófitas e pteridófitas.
Em geral, as células vegetais adultas possuem um único e grande vacúolo, que ocupa cerca de 95% da área celular. Sua função é armazenar água e outras substâncias. Estruturas típicas das células vegetais são também os plastos. Trata-se de orgânulos que podem armazenar substâncias ou conter pigmentos.
A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Todas as células procarióticas são envoltas por uma parede celular. Muitas também apresentam uma cápsula ou camada viscosa constituída de polissacarídeos. Os procariontes têm frequentemente apêndices (protusões) em sua superfície.
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes.
As partes de uma célula
Núcleo, Membrana, e o Citoplasma. Núcleo: é onde está localizado o DNA, o material génetico. Membrana: tem a função de proteger a célula, e permite a entrada e saída de substâncias no seu interior. Citoplasma: desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula.
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.
Existem dois grandes tipos celulares: células eucarióticas e procarióticas. As células eucarióticas apresentam núcleo contendo o DNA, possuem uma estrutura mais complexa e são maiores que as células procarióticas. As células procarióticas são mais simples e o DNA está em contato direto com o citoplasma.
Os vírus não possuem células (acelulares) - a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Essa característica contraria a Teoria Celular, que diz que todos os seres vivos são formados por células.
Enquanto estruturas biológicas, esses microrganismos são extremamente simples, mesmo quando comparados a outros organismos, como bactérias e protozoários. Vírus são compostos, basicamente, apenas de material genético (DNA ou RNA), poucas proteínas e lipídios.