Quando realizamos uma divisão diretamente proporcional estamos dividindo um número de maneira proporcional a uma sequência de outros números. Por exemplo, vamos dividir o número 396 em partes diretamente proporcionais a 2, 4 e 6.
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a variação de uma implica na variação da outra na mesma proporção, ou seja, duplicando uma delas, a outra também duplica; reduzindo pela metade, a outra também reduz na mesma quantidade... e assim por diante.
Você vai fazer as contas embaixo do dividendo e colocar a resposta em baixo do divisor. Então 305 dividido por 25 é 12, com resto 5.
A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.
Números ímpares são todos aqueles que podem ser escritos na forma 2 · n + 1, ou seja, todo número ímpar é um número par acrescido de uma unidade. Ao dividir um número por 2, caso o resto seja zero, o número é par, caso o resto seja 1 o número é ímpar.
Nesse caso, veja que podemos escrever os números pares na forma "2n", pois eles são múltiplos de 2. Já os números ímpares podem ser escritos na forma "2n+1", pois não são múltiplos de 2.
O resto de uma divisão de qualquer número par por 2 é? O resto sempre será zero ( 0 ).
Resposta. Sim, na soma se o numero de números ímpares for par, o resultado vai ser par; e se for ímpar o resultado vai ser ímpar.
É possível ainda descobrir se um número é par ou ímpar pelo seguinte critério: Todo número cujo último algarismo for 0, 2, 4, 6 e 8 será par, e todo o número que o último digito for 1, 3, 5, 7, 9 será ímpar.