Tipos de Lesões Celulares Podemos classificar as lesões celulares em letais e não letais,ou irreversíveis e reversíveis respectivamente, as quais estão associadas à qualidade, intensidade e duração da agressão, o tipo celular atingido e o estado funcional do organismo.
As lesões celulares irreversíveis levam à morte da célula por um de dois possíveis mecanismos: necrose ou apoptose. Pode-se definir necrose como as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica e habitualmente provoca inflamação no local afetado.
Causas possíveis: suprimento sanguíneo, nutrição inadequada, perda de estimulação endócrina e envelhecimento. Os mecanismo de atrofia afetam o equilíbrio entre a síntese e a degradação de proteínas.
A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna. Ela difere-se da hipertrofia, mas ambas podem ocorrer juntas em um processo de adaptação celular a determinados estímulos.
– Aumento do número de células em um órgão ou tecido em resposta a um estímulo. – Só pode acontecer em tecidos que possuem células capazes de divisão. – Pode ser fisiológica ou patológica.
Este é um fenômeno que pode ocorrer de forma fisiológica — como ocorre durante o desenvolvimento embrionário, no qual algumas estruturas sofrem involução — ou de forma patológica — causada, por exemplo por uma lesão em determinado nervo motor, o que levará à atrofia do músculo inervado por ele.
Como é feito o tratamento. O tratamento da atrofia vaginal consiste na aplicação de estrogênios tópicos em forma de creme ou comprimidos vaginais, como o estradiol, estriol ou promestrieno e em alguns casos, o médico pode recomendar a toma de estrogênios, por via oral, ou aplicação de adesivos transdermicos.
Significado de Atrófico substantivo masculino [Biologia] Que contém ou demonstra atrofia; que não conseguiu se desenvolver por completo; atrofiado: braços atrofiados; coração atrofiado.
A inflamação no útero corresponde à irritação dos tecidos uterinos que acontece principalmente devido a infecção por microrganismos como Candida sp., Chlamydia sp. ou Neisseria gonorrhoeae, mas também pode ser devido a alergia a produtos, alteração do pH por falta ou excesso de higiene ou ferimentos na região.