Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos.
Os consumidores, como o próprio nome indica, são seres vivos que se alimentam de outros seres vivos para conseguirem a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência.
Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores. Existem, no ambiente, certos fungos e bactérias que se alimentam dos restos ou do cadáver dos seres produtores e consumidores.
Componentes da cadeia alimentar
Nível trófico, também conhecido por nível alimentar, representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que integra o mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares. ... Todos os consumidores que se alimentam de seres produtores são considerados consumidores primários ou de primeira ordem (herbívoros).
Qual a importância da cadeia alimentar? A cadeia alimentar é um processo de troca, em que cada ser vivo consegue obter os nutrientes necessários para sua sobrevivência. ... Sempre que ocorrer algum desequilíbrio na cadeia alimentar, como a redução de uma espécie, haverá um desequilíbrio do ecossistema como um todo.
A cadeia alimentar aquática segue o mesmo princípio da terrestre, com produtores servindo de alimento e energia para os consumidores, que por sua vez são consumidos, depois de morrerem, pelos decompositores. O ser vivo da base da cadeia alimentar é o fitoplâncton, que é consumido pelo zooplâncton.
Cadeia alimentar aquática Qual dos animais abaixo não pertence a cadeia alimentar aquática? Moluscos Vespa Lambari