Os 07 passos para dimensionar tubulações de água fria
Lara achar o diâmetro, basta igualar o 5cm^2 à área do circulo, que é a base da tubulação. Como esta pedindo o diâmetro e este é o dobro do raio, então é 1,26 × 2 = 2,52 cm ou 25,2 mm.
5 pessoas vezes 150 litros/dia = 750 litros/dia de consumo de água na casa. Lembrando que o reservatório deverá atender a casa por dois dias, esse valor deverá ser multiplicado por 2. Ou seja: 750 x 2 = 1500 litros para 2 dias de consumo para 5 moradores da casa.
Ramal – É a canalização compreendida entre a coluna e os sub-ramais, ou seja, a tubulação que deriva da coluna até o ponto de registro dos ambientes.
O alimentador predial é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
A partir da somatória total de pesos, podemos determinar a vazão (Q) utilizando a fórmula ou o ábaco 1.
3.
Barrilete é o conjunto de tubulações nas instalações hidráulicas prediais que se originam nos reservatórios e se derivam para as colunas de distribuição. ... Barrilete é o conjunto de tubulações nas instalações hidráulicas prediais que se originam nos reservatórios e se derivam para as colunas de distribuição.
Recebe o nome de barrilete a estrutura hidráulica originária de um reservatório de água superior com a função de alimentar todas as acomodações de uma edificação através de suas colunas de distribuição.
Uma instalação predial de água fria (temperatura ambiente) constitui-se no conjunto de tubulações, equipamentos, reserva- tórios e dispositivos, destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilização de água da edificação, em quantidade suficiente, mantendo a qualidade da água fornecida pelo sistema de ...
Barrilete ramificado Já os barriletes ramificados, devido ao fato de possuírem menos registros e conexões – são mais econômicos quando comparados aos concentrados – mas também suas tubulações são mais espaçadas, e em alguns casos são instaladas em locais de livre acesso.
No ramo de construções, barrilete significa o sistema de instalação hidráulica de um prédio, ou seja, toda tubulação que se origina de um reservatório superior e alimenta todos os ramais prediais das colunas de distribuição de um edifício.
A tubulação de ventilação secundária é conjunto de tubos e conexões com a finalidade de promover a ventilação secundária do sistema predial de esgoto sanitário. ... Barrilete de ventilação: Tubulação horizontal com saída para a atmosfera em um ponto, destinada a receber dois ou mais tubos ventiladores.
Coluna de distribuição É a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar os ramais.
RAMAL PREDIAL O dimensionamento do ramal predial é feito do consumo médio diário do imóvel e da pressão disponível na rede.
O dimensionamento do hidrômetro depende dos pontos de consumo de água dentro da habitação e da perda de carga provocado pelo hidrômetro na sua tubulação.
A pressão disponível residual no ponto de utilização é obtida subtraindo-se da pressão inicial os valores de perda de carga determinados para os tubos, conexões, registros e outras singularidades. A pressão disponível inicial depende das características da fonte de abastecimento.
O projeto hidrossanitário de Água Fria é composto por: