Diagnóstico hiperadrenocorticismo O diagnóstico inicia com a suspeita clínica do médico veterinário, que pode ser motivada pelo estado do animal ou por alterações incomuns no exame de sangue. Assim, deverá ser indicado uma série de exames laboratoriais e de imagens, para a confirmação do diagnóstico de forma segura.
A doença de Addison é diagnosticada demonstrando-se a incapacidade do ACTH exógeno de elevar o cortisol plasmático. Diagnostica-se insuficiência suprarrenal secundária por teste de estímulo prolongado ao ACTH, teste de estímulo de glucagon ou teste de tolerância à insulina.
Em casos de insuficiência adrenal aguda deve-se administrar uma dose elevada de hidrocortisona intravenosa (100 mg em bolus seguido por uma infusão de 100-200 mg em 24h). Em pacientes com hipovolemia ou hiponatremia, a solução isotônica intravenosa deve ser ofertada.
Córtex adrenal ou córtex da supra-renal é a região mais externa das glândulas supra-renais, onde são produzidos os mineralocorticoides e os glicocorticoides, nomeadamente a aldosterona e o cortisol, respetivamente.
O cortisol alto pode originar sinais e sintomas como:
Níveis altos de cortisol levam a um aumento da formação de gordura abdominal e diminuição da massa muscular, resultando no aumento de quilos na balança.
A ansiedade pode engordar porque provoca alterações na produção de hormônios, diminui a motivação para se ter um estilo de vida saudável e causa episódios de compulsão alimentar, em que o indivíduo acaba comendo grandes quantidades de alimentos na tentativa de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.
Dicas para gerenciar o stress