O taekwondo é uma arte marcial originalmente coreana, que teria surgido por volta do século VII d.C. A tradução que se faz do termo taekwondo é “caminho dos pés, das mãos e do espírito”, significado que revela a proposta de desenvolvimento integral do praticante, típica das artes marciais.
Em Fevereiro de 1882, no templo de Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola de judô, denominada Kodokan (onde "kō" significa ensinar; "dō" significa caminho, referindo-se especificamente ao judô; e "kan" significa edifício público ou instituto).
Historicamente sabemos que a criação das faixas coloridas está diretamente ligada à criação do Judô, que aconteceu na segunda metade do século 19. Jigoro Kano, criador do Judô, é apontado como o responsável pela mudança nos trajes e introdução das faixas nas artes marciais.
No caratê, assim como no judô, a faixa além de segurar a roupa tem significado importante, de diferenciar o nível de conhecimento de cada um. ... Dizem que quando o individuo atingi a faixa preta ele sai do subsolo assim ele tem uma visão da paisagem do Karate e quanto mais subir maior a visão.
Jigoro Kano
Na classificação de faixas coloridas, KYU significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, DAN significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente até o 10º Dan (homenagem póstuma).
Com o passar dos anos, cada escola de karate determinou uma ordem das cores das faixas com seu significado de acordo com o tempo de treinamento, sendo a preta a cor de faixa de maior nível.
Graduação Superior: 7º dan (nanadan) – Faixa Coral (vermelha e branca) (8 anos) 8º dan (hachidan) – Faixa Coral (vermelha e branca) (9 anos) 9º dan (kyudan) – Faixa Vermelha (9 anos) 10º dan (judan) – Faixa Vermelha.
Jiu-jitsu faixas:
Em alguns estilos, como o Goju Ryu e alguns estilos de Okinawa, no entanto, a faixa preta não é a última, e sim a vermelha, seguindo a ideia original de Jigoro Kano, ainda aplicado no Judo moderno. No Shotokan, como é treinado hoje, temos, basicamente, 7 faixas coloridas e a faixa preta.
GRADUAÇÃO NO KARATE. Na classificação de faixas coloridas, Kyu significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente.
Um estudante sem formação iniciará o karatê como 10º Kyu, e está qualificado para prestar exames continuamente. Uma vez que existem 9 exames para você atingir uma faixa preta (1º Dan), para os outros Dan (grau) isto exige um mínimo de 8 anos de formação diligente.
Faixa Branca: Conhecida por ser a cor do desprendimento. A cor amarela simboliza: criatividade, conhecimento, alegria, juventude e nobreza. ... Faixa Vermelha: Mostra que a pessoa está motivada e com vontade de evoluir.
Tradicionalmente, o karatê não é uma arte marcial de combate. Seu desenvolvimento foi baseado no aprimoramento de técnicas de autodefesa. No entanto, no fim do século 20, passou a ser mais difundido o seu caráter competitivo. Há duas modalidades principais de karatê, chamadas kata e kumite.
A sequência das cores das faixas, em ordem crescente, são:
Graduação de Faixa no Kung Fu
Kung Fu (Louva-a-deus) são 10 faixas que inicia na branca e tem sua conclusão parcial na faixa preta. Kung Fu (Wing Chun)são 10 faixas sempre vermelhas, mudando apenas o ideograma de cada. Boxe Chinês (Sanda) são 10 faixas/módulos que inicia na branca e tem sua conclusão na faixa preta.
Para praticantes com 16 anos de idade ou mais, a ordem das faixas do Jiu Jitsu é:
A faixa preta é dividida em 7 níveis, a faixa preta lisa + 6 graus. A faixa vermelha e preta representa o 7ª grau na faixa preta. A faixa vermelha e branca representa o 8ª grau na faixa preta. A faixa vermelha, representa o 9ª e 10ª grau na faixa preta de Jiu Jitsu.