Os resultados esperados, ao contrário do que alguns pensam, não se sobrepõe à justificativa. Essas duas seções não devem ser repetições uma da outra. Na justificativa, diga por que vale a pena desenvolver o projeto e por que a sua abordagem ao problema faz sentido.
Os resultados esperados são a forma concreta em que se espera alcançar os objetivos específicos. Portanto, deve existir uma correspondência estreita entre os mesmos, incluindo sua forma de expressão.
A seção de resultados é feita com base no texto criado para descrever os achados identificados, referenciando as figuras e tabelas sempre que possível. Você deve conduzir o leitor de forma que fique claro os achados do seu estudo. Esses achados vão depender do tipo de questão de pesquisa.
Escreva os resultados com neutralidade O texto deve ser objetivo, conciso e direto. Ao escrever sobre os resultados, mantenha a neutralidade e forneça todas as informações relevantes sobre o assunto investigado. Se isso contradizer alguma hipótese trabalhada no início do TCC, não tem problema.
Descreva as similaridades, diferenças, correlações e tendências implícitas nos resultados. Compare os dados sem repetir os valores já reportados. Inclua as informações sobre os testes estatísticos realizados, como os valores de p ou intervalos de confiança e limites.
Dessa forma, o corpo do trabalho são os próprios resultados da pesquisa, são os dados da pesquisa, suas análises e interpretações, como o tema foi problematizado, quais as soluções encontradas para resolver o problema em questão, qual a metodologia empregada, qual a contribuição do autor para a pesquisa (TOZONI-REIS, ...
Uma análise de resultados é responsável por obter informações precisas e ágeis sobre a empresa e, consequentemente, realizar um bom controle desses dados. Com um sistema de gestão de recursos, é possível fazer com que essa análise seja uma excelente base de otimização efetiva dos seus negócios./span>
Apresente os dados com uma redação muito objetiva. Se a instituição indica a necessidade de um capítulo ou uma seção só para apresentação dos resultados, significa que, em hipótese alguma, você deve interpretar os dados. Ou seja, aqui você só vai apresenta-los. Sendo assim, apresente-os de uma maneira clara e objetiva./span>
Em outras palavras, o problema de pesquisa é uma questão específica que você quer investigar dentro do seu tema. Como o tema ainda é algo abrangente demais para ser tratado num trabalho acadêmico, a problematização surge como uma forma de delimitá-lo e dar maior foco para a pesquisa, por isso é tão importante./span>
Defina a “Questão de Pesquisa” Elabore uma lista com perguntas relacionadas ao tema do seu TCC. Considere todas as coisas que estão ligadas ao assunto e que realmente despertam a sua curiosidade. É com base nessa relação que você vai encontrar o problema chave do seu trabalho (ou problemas)./span>
MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA CORRETAMENTE DUAS CARACTERÍSTICAS QUE ESSA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DEVE TER: CLAREZA E CONTIGUIDADE AMBIGUIDADE E OBJETIVIDADE OBJETIVIDADE E CONCISÃO ESPECIFICIDADE E CONCLUSÃO CLAREZA E GLOBALIZAÇÃO 2a Questão (Ref.: Fórum de Dúvidas (2) Saiba (0) Um problema de natureza ...
Geralmente, com base em análises do conhecimento disponível, o pesquisador acaba “apostando” naquilo que pode surgir como resultado de sua pesquisa. Uma vez formulado o problema, é proposta uma resposta suposta, provável e provisória (hipótese), que seria o que ele acha plausível como solução do problema.
Deve ser simples e concisa; A hipótese não deve entrar em contradição com o seu enunciado; Em sua formulação evite termos subjetivos, como: bom, ruim, muito, pouco, etc. Seja o mais exato possível./span>
A pesquisa científica se inicia com a colocação de um problema solucionável. O Passo seguinte é oferecer uma solução possível ao problema, por meio de uma proposição que possa ser declarada verdadeira ou falsa. Portanto, a hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema.
se a resposta prevista a partir da hipótese não se concretiza, a hipótese é refutada e busca-se uma explicação alternativa para o fenômeno, voltando-se ao passo 2.
Para cada hipótese deve haver uma variável ou conjunto delas. Nos exemplos anteriores: Variáveis idade, renda familiar, ser diplomado em medicina (ou ter CRM); • Variáveis cor da pele e escolaridade; Variável fumar e ter o diagnóstico de câncer.
Hipótese: Resposta provável ao problema formulado, indagações a serem verificadas na investigação, afirmações provisórias a respeito de um determinado problema.
Uma variável dependente representa uma grandeza cujo valor depende de como a variável independente é manipulada.
Variável independente: É a medida do lado não dependente de nenhuma outra medida variável. Variável dependente: É uma medida que dependerá do valor de outra medida variável.