Elas se diferenciam por muitos aspectos, como cor, estado físico (sólido, líquido e gasoso), cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão, pontos de fusão e ebulição, densidade etc.
Como água é um composto polar, o pólo positivo de uma molécula atrai o pólo negativo de outra, o que resulta em uma atração eletrostática. Essa atração é chamada ligação de hidrogênio (ou ponte de hidrogênio), e ocorre entre átomos de hidrogênio com oxigênio, nitrogênio ou fluor.
as ligações primarias são as que unem os atomos para formar os compostos e as ligações secundaria são denominadas forças intermoleculares. Existem 3 tipos de ligações primarias iônicas, covalente e metalica.
Forças de ligação secundária atuam entre moléculas e entre átomos estáveis como os gases nobres. São também chamadas de forças de Van der Waals. As temperaturas de ebulição e de fusão destes materiais (moleculares ou átomos de gases nobres) estão associadas à intensidade destas forças.
Compartilhamento de elétrons entre átomos A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.
As ligações químicas fortes ou primárias entre átomos podem ser do tipo iônica, covalente ou metálica. caracterizam por uma doação de elétron em decorrência da eletronegatividade entre esses átomos.
Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.
Características das ligações iônicas Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".
As ligações covalentes representam a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons. ... A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
Ligação Metálica – átomos neutros e cátions mergulhados numa "nuvem" de elétrons.