Para usar a tabela, procure na coluna dos ANOS o ano em que se deu o nascimento e siga à direita, em linha reta, até a coluna dos MESES, até o mês do nascimento. Some o número que aí está ao dia do nascimento.
Dadá; 2. Obá Afonjá; 3. Obalubé; 4. Ogodo; 5.
Filhos de Xangô não podem comer quiabo, nem comer camarão sem retirar a cauda e os espetos da cabeça do camarão.
Tem ligação com Bará. Seus filhos devem evitar brigas, confusões e mentiras, principalmente, não devem enganar Ogun ou aos seus filhos, pois será castigado sem dó. Não devem comer ovo frito para não esquentar o Orixá. Cachaça, sal e dendê.
O método mais funcional para descobrir um dos seus orixás principais, é através do dia da semana que você nasceu. Vamos entender, que cada dia da semana tem a regência de um grupo de orixás. Isso é tão levado a sério, que trabalhos tem dias específicos para ser realizados de acordo com a energia regente.
A mulher que é filha de Xangô, pode ter forte tendência à falta de elegância. Não que não saiba reconhecer roupas bonitas - tem, graças à vaidade intrínseca do tipo, especial fascínio por indumentárias requintadas e caras, sabendo muito bem distinguir o que é melhor em cada caso.
Xangô foi o quarto rei lendário de Oió, na Nigéria, tornado orixá de caráter muito justo, violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, os raios, os trovões. ... Orixá do fogo e dos trovões, Xangô foi um grande rei que unificou todo um povo. Foi ele quem criou o culto de egungum.
Quizilas de Xangô: Rabada, cágado, carneiro. Quizilas de Iansã: Fígado, miúdos, abóbora, feijão fradinho, beterraba. Quizilas de Obaluaiê/Omulú: Porco, sardinha, abacaxi, caranguejo, pipoca. ... Quizilas de Ogum: Perdiz, cana, inhame, manga-espada, feijão preto.
"Kaô Kabecilê" é uma expressão que significa “Venham Saudar o Rei”. Essa expressão é utilizada quando Xangô vem para a Terra. Poderoso, esse orixá ilumina a Terra com sua luz e é amplamente saudado por seus fiéis.
Saudação para o Orixá Xangô! Em idioma africano. Kaô Cabecilê!
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa. Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Umbanda tem fundamento. Saudação: É da Bahia, meu Pai! O Baiano representa a força do fragilizado, o que sofreu e aprendeu na "escola da vida" e, portanto, pode ajudar as pessoas.
Saudação ao orixá Iemanjá Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.
Por coincidência (ou nem tanto...), 24 de junho é o Dia do Caboclo no calendário de datas do Brasil. Neste mês, salvamos os Boiadeiros de todo coração com sua saudação ritual: Xetro, marrumbá xetro! Xetruá, Boiadeiro!
Baianos são uma linha de trabalho da Umbanda pertencentes à chamada Linha das Almas, a mesma dos Pretos-Velhos. Suas giras são encontradas sobretudo em São Paulo. A correspondência no Rio de Janeiro é com a linha dos Malandros, cujo maior representante é Zé Pelintra.
OS BAIANOS NA GIRA Manifestam-se de forma alegre e movimentada e gostam de uma boa conversa. Nos trazem seu axé, sua energia positiva, e têm muito a nos ensinar. ... Os Baianos não têm filhos de cabeça, pois são entidades auxiliares.
Entre os nomes mais populares de baianos estão Severino da Bahia, Zé do Coco, Zé da Lua, Simão do Bonfim, João do Coqueiro, Maria das Graças, Maria das Candeias, Sete Ponteiros, Mané Baiano, Zé do Berimbau, Maria do Alto Do Morro, Zé do Trilho Verde, Maria do Balaio, Maria Baiana, Maria dos Remédios e Zé do Prado.
ELEMENTOS: 3 cocos cortados em pedaços, regados com melado de cana e colocados dentro de uma gamela. Arrume as frutas e as rosas (sem os espinhos) em uma gamela de madeira ou numa folha de bananeira, ou ainda em um alguidar. Regue com o mel.
GUIA CABOCLO COBRA CORAL Guia confeccionada com canjicão branco leitoso, miçangas verde leitosa, miçangas branca leitosa, miçangas preta leitosa, miçangas vermelha leitosa e firma de porcelana verde leitosa.
Assim que o baiano vê seu sorriso ele pede uma vela de cor amarela.
Você pode acender a vela com uma finalidade específica e para um determinado tipo de entidade, pode inclusive acender uma vela e fazer uma firmeza para outra pessoa, como seu pai, sua mãe, seu filho.
A firmeza terá um tempo de ativação, geralmente definido pelas velas se queimando ou através de outra ativação como repetição de preces ou conjuros. Porém, ela não ficará ativa indeterminadamente, sua execução é finita, ou seja, uma hora irá terminar.
Além de depositar flores, frutas, mel, charutos e bebidas aos pés das imagens, os devotos dos Caboclos vêm colocando, nas últimas décadas, bilhetes com agradecimentos e pedidos.
Da mão direita, depois tocando a fronte (Eledá), o lado direito da cabeça (Otum – 2º Orixá) e a Nuca (os Ancestrais); Saudando os orixás e guias; Da mão direita 3 vezes e depois tocando a fronte, o lado direito da cabeça e a nuca, para saudar Obaluaiê.