Os planos secantes, também chamados de planos concorrentes, equivalem às retas concorrentes. Assim, dois planos são secantes quando são distintos e possuem pontos em sua intersecção. ... 2 – Quando um plano contém uma reta perpendicular a outro, esses dois planos são perpendiculares.
Observando a figura, podemos perceber que o plano DCGH é a base do paralelepípedo. Já o plano AFGD é um plano que vai conter as diagonais AG e DF. Perceba que o plano AFGD é perpendicular ao DCGH. ... Portanto, podemos afirmar que os planos são concorrentes, sendo a interseção uma reta.
Posições relativas entre reta e plano
Se dois planos distintos se interceptam numa reta, então eles possuem um ponto em comum. Ao possuir três planos diferentes interceptando-se dois a dois em rês retas, podemos dizer que esses são concorrentes num mesmo ponto ou são paralelas.
Planos paralelos são planos que não possuem pontos comuns. Uma reta e um plano que: não têm pontos comuns >>> reta paralela ao plano. têm um único ponto comum >>> reta secante ao plano.
Calculando a interseção do plano com r:
O ângulo entre os planos π1 e π2, representado por ∠(π1,π2), se de- fine da seguinte maneira: ∠(π1,π2) = 0o se os planos são paralelos (π1 π2) ou coincidentes (π1 = π2). se π1 e π2 não são paralelos nem coincidentes, então se intersectam ao longo de uma reta r.
A equação do plano determinado por 3 pontos não-colineares Note que estes vetores devem ser paralelos ao plano determinado por A , B e C , tal como mostramos na figura abaixo. Sendo assim, o vetor normal N do plano deve ser perpendicular a ambos AB e AC . Podemos, então, tomar N=AB x AC .
determinamos a fórmula para o cálculo da probabilidade de dois eventos simultâneos, que é dada por: Note que para se obter a probabilidade de ocorrerem dois eventos sucessivos, que é p(A∩B), basta multiplicar a probabilidade de um deles ocorrer pela probabilidade de ocorrer o outro, sabendo que o primeiro já ocorreu.
“A probabilidade da união de dois eventos é igual a soma das probabilidades de ocorrência de cada um dos eventos, subtraída da probabilidade da ocorrência dos dois eventos simultaneamente.”
A probabilidade é a área da matemática que investiga e determina as chances ou possibilidades de um evento ocorrer, como por exemplo, a chance de alguma pessoa ganhar na mega sena. n(B) é o número de elementos do evento B. ... n(A ∩ B) é o número de elementos de A intersecção com B.
Em genética, a “regra do ou” verifica a probabilidade (P) da ocorrência de um ou outro evento, significando acontecimentos que se excluem mutuamente, pois nesse caso ambos são exclusivos, isto é: ou acontece um, ou acontece o outro necessariamente. MATEMATICAMENTE, ESSA REGRA RESULTA NO SOMATÓRIO DAS CONDIÇÕES.
Em Estatística, nomeadamente em Probabilidades, duas variáveis aleatórias são independentes quando a ocorrência duma não é influenciada pela ocorrência da outra. ou seja, se a probabilidade de ocorrência simultânea de X e Y for igual ao produto das respectivas probabilidades individuais.
Quando a ocorrência de um evento não afeta a probabilidade de ocorrência de um outro, fala-se em eventos independentes. Por exemplo, ao lançar várias moedas ao mesmo tempo, ou uma mesma moeda várias vezes consecutivas, um resultado não interfere nos outros. Por isso, cada resultado é um evento independente do outro.
Em Genética, podemos calcular a probabilidade de um casal ter dois filhos, por exemplo, sendo um menino e uma menina. O fato de um dos filhos do casal ser um menino não influencia o sexo do segundo filho, pois são eventos independentes. A probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino é de 1 em 2 (1/2).