A cultura e a filosofia são imprescindíveis ao próprio existir humano. O ser humano existe culturalmente em sua coexistência com o outro. ... A filosofia em diálogo com a cultura, estabelece, em sua compreensão, a delimitação do conceito de cultura constituindo um modo específico de pensar a cultura.
A cultura forma sábios; a educação, homens. Sem a cultura, e a liberdade relativa que ela pressupõe, a sociedade, por mais perfeita que seja, não passa de uma selva. É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro. ... Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido.
A cultura nasce, assim, pelo cultivo, pela educação, pela formação para o que é Belo e Bom. A cultura é aquilo que pode fazer do homem um homem melhor. ... Podemos pensar a paidéia platônica como anamnese, como ascese, como movimento dialético; memória e elevação, como caminho, processo de formação.
A cultura sem dúvida deve estar presente no ambiente escolar, pois ela também faz parte do processo de ensino aprendizagem, ela nutre, socializa e fornece idéias para um aprendizado, mas eficiente, como afirma Vygotsky.
O conceito de cultura é bastante complexo. ... Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Esta rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, etc...
cultura é aquele todo complexo, que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade.
A diversidade cultural em Lévi-Strauss explica por que alguns povos possuem uma história estacionária; e outros, cumulativa. ... Isso gera o etnocentrismo, ou seja, o Ocidente vê e analisa as outras culturas a partir de suas próprias categorias.
Enquanto o estruturalismo de Claude Lévi-Strauss pretendia entender as estruturas fundamentais das sociedades por meio de suas estruturas internas, o funcionalismo, defendido por Malinowski e Radcliffe-Brown, pretendia analisar as sociedades com base nas funções internas que cada ação tinha.
Ao estudar as diferentes culturas, Lévi-Strauss (1908-2009) tinha o objetivo de mostrar que os mitos são formados e propagados por meio dos hábitos e costumes dos mais variados grupos sociais. Nesta perspectiva, Lévi-Strauss foi considerado como o maior antropólogo do século passado (XX).
Seus estudos sobre as comunidades não-civilizadas, baseados no campo da linguagem e da linguística, possibilitaram novas perspectivas também para a psicologia, ajudando a entender como a mente humana trabalha.
28 de novembro de 1908
Franceses
NASCE O JEANS Em 20 de maio de 1873, o US Patent and Trademark Office (Escritório de Marcas e Patentes dos EUA) concede a patente no. 139121 a Levi Strauss & Co. e Jacob Davis por sua invenção.
Levi Strauss
LEVI'S é uma lenda americana, como John Wayne, Abraham Lincoln e a parte do hino em que o país se auto-define como uma “terra de bravos”. Um objeto de consumo que revolucionou a maneira de se vestir da juventude de várias gerações.
De um tecido rústico para cobrir barracas, surgiu a roupa mais universal já inventada pelo homem. Adotadas pela juventude, as calças jeans tornaram-se símbolo de uma nova maneira de viver. O ano é 1853. Começam as hostilidades entre o Império Otomano e a Rússia, que desembocarão na guerra da Criméia.