Como conseqüência do processo infeccioso ou mesmo da cirurgia, pode haver constipação. A ingestão de líquidos e alimentação rica em fibras, ou um laxante leve podem resolver.
Aderência é uma faixa de tecido que une dois tecidos do seu corpo, como se fosse uma cicatriz. Uma aderência pode se parecer com um filme plástico ou bandagens muito fibrosas. A aderência acontece por uma resposta de nosso organismo a fatores como cirurgia, infecção, trauma ou radiação.
Sintomas das aderência pélvica
Na maioria dos casos é necessária uma cirurgia para liberar o intestino de aderências que causam obstrução. Uma cirurgia laparoscópica (através de pequenos cortes e pequenas ferramentas controladas por uma câmera) muitas vezes pode aliviar o bloqueio e diminuir as chances de novas adesões.
O tratamento para aliviar os sintomas mais comuns causados por bridas, como cólicas e gases abdominais, pode ser recomendado pelo clínico geral ou gastroenterologista, com o uso de analgésicos, como Paracetamol, antiespasmódico como Hioscina, e remédios antigases, como a Dimeticona.
Aderências são um tipo de tecido cicatricial que pode bloquear ou distorcer as tubas uterinas. Tudo o que conduz a uma resposta inflamatória, tal como uma cirurgia, a endometriose, ou infecção (incluindo doença inflamatória pélvica) pode levar à formação de aderências.
Aderências pélvicas e fertilidade Apesar de ser uma reação natural do organismo, no caso das mulheres, se esse tecido cicatricial ocorre na região das tubas uterinas, ele pode resultar na sua obstrução ou perda de função, dificultando a fertilização e tornando-se motivo para o casal não conseguir engravidar.
As tubas uterinas são fundamentais para que a gravidez aconteça, assim, na presença de obstrução ou aderência, pode haver uma diminuição ou mesmo impossibilidade de gravidez.
Sintomas de hidrossalpinge
A hidrossalpinge pode ser causada por uma infecção nas trompas, muitas vezes transmitida sexualmente (como clamídia ou sífilis , por exemplo). Essas infecções geralmente afetam as trompas de Falópio bilateralmente, embora possam ser unilaterais.
A hidrossalpinge é um problema em que as tubas uterinas ficam obstruídas e cheias de líquido.