Podemos perceber a importância da formação da consciência política no jovem, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania, onde o mesmo não deve buscar somente os seus direitos, mas também os deveres dentro da sociedade.
As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram. Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade.
De forma sintética, podemos dizer que a Sociologia Política é uma área do conhecimento científico que estuda os fenômenos políticos utilizando as teorias e metodologias típicas da pesquisa sociológica. ... Para alguns teóricos, a política se resume a disputa de indivíduos e grupos pelo controle do Estado.
4) Qual dos conceitos abaixo caracteriza a matéria do “político”? ... RESPOSTA CORRETA O termo em comum entre Sociologia Política e Ciência Política é que ambos cuidam do fenômeno do poder na sociedade. Quando se fala de político, se fala da discussão acerca do poder.
O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.
Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições. Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.
Pode-se mencionar que o poder está vinculado a pelo menos três componentes, chamados de componentes do poder: a força, a autoridade e a influência.