A razão entre a perda de massa da amostra retirada da estufa e sua massa original, multiplicada por 100, fornece o teor de umidade em porcentagem, base úmida.
Os diversos métodos existentes para a determinação de umidade podem ser divididos em procedimentos de secagem, destilação, físicos ou análises químicas.
A secagem em estufas é o método mais utilizado em alimentos e se baseia na remoção da água por aquecimento. É um método lento que pode levar de 3 a 24 horas em temperatura de 105º C dependendo do alimento. O tempo de secagem varia com a amostra. ...
O tempo necessário para a secagem depende das propriedades físico-químicas da matéria-prima, principalmente de seu maior ou menor teor de água, como tam- bém do tamanho e da geometria do produ- to. A irradiação solar também é um fator de- terminante do tempo de secagem natural.
A desidratação é uma das técnicas mais antigas de preservação de alimentos utilizada pelo homem. O processo é simples e consiste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. Uma de suas maiores vantagens é não necessitar de refrigeração durante o armazenamento e transporte.
Na prática, você deve secar sempre que colher com umidade acima de 14%. E a secagem deve ser realizada logo após a colheita. Durante o processo de secagem, fique atento à temperatura da sua massa de grãos. Ela não deve ultrapassar 60°C.
Por não ter tampa, o silo deve ser construído numa área coberta, como um galpão. Ele deve ser feito de alvenaria armada (tijolos, argamassa e ferro). Na lateral fica um ventilador, que tem o motor acoplado diretamente no eixo (motor do tipo axial), utilizado para fazer a ventilação forçada dos grãos que vão secar.