Deontologia é uma filosofia que faz parte da filosofia moral contemporânea, que significa ciência do dever e da obrigação. A deontologia é um tratado dos deveres e da moral. É uma teoria sobre as escolhas dos indivíduos, o que é moralmente necessário e serve para nortear o que realmente deve ser feito.
"A ética deontológica valoriza primeiramente o conceito de dever e só posteriormente o conceito de bem e as consequências da acções. Significa, portanto, que os juízos morais da acção humana não têm como justificação a obtenção de bons resultados ou a sua utilidade.
A Deontologia Jurídica é sinônimo de Ética Profissional, uma vez que esse instituto jurídico tem como objeto o estudo do comportamento ético das profissões do Direito, para que haja uma adequação no exercício desses profissionais.
Bioética: Introdução. “Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”.
O Código de Ética de uma empresa mostra qual é a conduta que a empresa espera de si e dos empregados. Ele deve definir os princípios que orientam as políticas, o relacionamento com os clientes, os procedimentos e a conduta dos empregados na prática cotidiana. ...
Ir à essência dos fenômenos exige instrumentos teóricos dos quais os indivíduos foram expropriados em sua formação. É esse compromisso ético-político (delimitado nas especificidades do conhecimento em questão) que buscamos ao propor a atividade do psicólogo escolar como expressão da Psicologia Histórico-Cultural.
Sobre o código de ética profissional, é correto afirmar que ele: é a explicitação dos compromissos do profissional apenas com sua profissão. é a explicitação das normas sociais e políticas do grupo ao qual o profissional pertence por associação de trabalho.