A gravidade de um astro, como a Terra ou o Sol, pode ser calculada com base na lei da gravitação universal. A aceleração gravitacional produzida por um corpo é proporcional à sua massa e à constante de gravitação universal e também inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro de massa desse corpo.
A aceleração da gravidade vale aproximadamente 10 m/s2 . Quer dizer, a cada segundo a velocidade aumenta 10 m/s. Isto equivale a 36 km/h a cada segundo. A aceleração da gravidade é o resultado da força de atração que a Terra exerce sobre todos os corpos.
Segundo Newton, isso acontece porque o peso do corpo sempre está dirigido para o centro da Terra. Quando os corpos chegam ao campo gravitacional, sofrem variação em sua velocidade, porque adquirem aceleração, aqui chamada de aceleração da gravidade, representada pela letra g.
O peso de um corpo diminui conforme o corpo se afasta da superfície da Terra pois a aceleração da gravidade diminui. Entretanto esta diminuição é muito pequena, para fins práticos desprezível quando consideramos elevações como as que relataste.
Aceleração da gravidade é a taxa da velocidade de um corpo que cai, em queda livre, em direção ao centro da Terra. Ao nível do mar, a aceleração da gravidade da Terra vale, em média, 9,8 m/s².
Podemos afirmar que os principais fatores que interferem na aceleração gravitacional de um planeta são: a massa e o volume. COmo sabemos, as variáveis massa e volume são majoritariamente importantes pois da relação entre elas duas surge o valor relacionado a densidade do planeta.
A força gravitacional está diretamente ligada à massa do corpo. Isso significa que corpos com mais massa possuem maior força gravitacional, ou seja, corpos de menor massa possuem menor força gravitacional.
A resistência do ar aumenta com a velocidade do corpo, por isso a aceleração do objeto em queda diminui com o aumento de sua velocidade, atingindo uma velocidade máxima, a partir da qual o corpo cairá em movimento retilíneo uniforme (MRU).
A lei dos corpos em queda diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual.
Quando soltos no vácuo todos os corpos caem com a mesma velocidade, independente das suas formas e das suas massas. Por sua vez, se essa queda for num fluído, onde há resistência ao movimento, é evidente a influência do formato do corpo.
Considerando que os corpos foram lançados em algum lugar com gravidade, ambos os movimentos mudam de direção (de horizontal para vertical), e com sentido para baixo. Como a resistência do ar é desprezada, ambos os corpos atingem o chão ao mesmo tempo.
Na queda livre, desconsidera-se o efeito da resistência do ar, por isso, nesse tipo de movimento, o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa ou de seu tamanho, mas somente da altura em que foram soltos e do módulo da aceleração da gravidade no local.
Resposta. Afeta, sim pois o peso é massa quanto maior a massa pode ser maior ou menor a velocidade.
O peso é proporcional à massa do corpo, conforme a lei da gravitação universal de Isaac Newton. ... Resumindo, o corpo leve tem uma massa pequena, logo uma inércia pequena e o corpo pesado tem uma massa grande, logo uma inércia grande. Então eles cairão com a mesma velocidade, partindo ambos do repouso.
A queda livre de corpos é considerada um Movimento Uniformemente Variado, pois todos os corpos sofrem aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo.
Movimento uniformemente variado (MUV) trata-se de um movimento no qual a mudança de velocidade, chamada de aceleração, ocorre a uma taxa constante. ... Neste, a velocidade apenas varia, enquanto naquele a velocidade varia de maneira constante, isto é, sua magnitude sofre acréscimos ou reduções iguais, a cada segundo.
Movimento circular uniforme é um tipo de movimento que ocorre com velocidade escalar constante ao longo de uma trajetória de formato circular.