A apraxia pode ser classificada em quatro tipos distintos, que são:
O que acontece é que, na apraxia da fala na infância, a criança consegue pensar no que quer dizer, mas não consegue converter o pensamento em palavras, ou seja, é um distúrbio motor, mas o raciocínio continua preservado.
Sintomas de Apraxia
Apraxia da fala adquirida A apraxia adquirida pode ocorrer em qualquer fase da vida, podendo ser causada por uma lesão cerebral, devido a um acidente, infecção, AVC, um tumor no cérebro ou devido a uma doença neurodegenerativa.
São poucos os instrumentos utilizados para identificação da apraxia de fala infantil e a maioria destina-se à avaliação da realização de praxias e/ou movimentos orofaciais, sequências de movimentos orofaciais, articulação de fonemas simples, fonemas complexos e sílabas, fala espontânea, além da adequação da prosódia.
Apraxia de Marcha A apraxia é uma desordem neurológica que se caracteriza por perda da habilidade para executar movimentos e gestos precisos, apesar de o paciente ter a vontade e a habilidade física para executá-los.
uma desordem na realização de um gesto ou ato motor que não se justifique por anormalidades em canais sensoriais aferentes ou motores eferentes, sem a presença de deterioração intelectual, déficit de atenção ou de compreensão.
A Associação Americana de Fonoaudiologia define como Apraxia de Fala na Infância o “distúrbio neurológico motor da fala em crianças, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus ...
Em suma, algumas das características do autismo que podem ajudar no seu diagnóstico são:
O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.
Ele pode imitar a pronúncia de frases, mas não é capaz de gerar qualquer expressão espontânea. É capaz de produzir sons isolados, mas não forma palavras. Não faz enunciados de duas palavras, mesmo quando faz palavras com os sons que identifica.
Em resumo, um teste genético que demonstra genes ligados ao autismo não significa necessariamente que a pessoa tem o transtorno. Ao mesmo tempo, apenas a ausência desses genes também não garante que não é autismo. É por isso que os testes genéticos podem ajudar, mas mesmo assim o diagnóstico continua sendo clínico.
Alguns sinais e sintomas que podem indicar que existe um possível atraso no desenvolvimento são:
O que é atraso no desenvolvimento? O atraso no desenvolvimento ocorre quando a criança não atinge os marcos deste desenvolvimento no período esperado. Estes marcos são, por exemplo, a idade de sentar, de andar ou de iniciar a fala.
A deficiência intelectual pode ser identificada por meio da observação do atraso no desenvolvimento da criança, além de poder ser confirmada através do teste de quociente de inteligência (QI) realizado pelo pediatra ou psicólogo, que também ajuda a classificar o retardo mental e, assim, indicar a melhor forma de ...
São várias as críticas às teorias que atribuem as dificuldades de aprendizagem a atrasos maturativos. Aponta-se, por exemplo, a dificuldade de atribuir fundamentalmente à maturação o desenvolvimento de processos psicológicos complexos, que seriam mediados por variáveis de outra natureza, inclusive as ambientais.
Retardo neuropsicomotor é o termo utilizado para definir uma condição em que as habilidades psicomotoras da criança não são adequadas à sua faixa-etária. Ou seja, há um atraso para o desenvolvimento de capacidades cognitivas, de socialização, motricidade ou comunicação, por exemplo.