Erosão glacial: é o tipo de erosão causado pela ação do gelo, tanto da neve quanto das geleiras. Geralmente ocorre porque as variações de temperatura congelam e descongelam a água, que se dilata e se comprime, afetando as rochas e os solos.
Tipos de erosão
Existem técnicas de cultivo que diminuem a erosão do solo. Nas encostas, por exemplo, onde a erosão é maior, as plantações podem ser feitas em degraus ou terraços, que reduzem a velocidade de escoamento da água Outra forma de proteger a terra é cultivar no mesmo terreno plantas diferentes mas em períodos alternados.
As práticas mecânicas de controle da erosão são construídas para evitar que enxurradas ocasionadas por chuvas muito intensas não causem problemas graves. São, principalmente, voltadas para a contenção escoamento, facilitação da infiltração, diminuindo a perda de solos e as perturbações a ela associadas.
3. Controlar o escoamento superficial concentrado em toda a bacia de captação para evitar o desen- volvimento de novos processos erosivos lineares, que podem evoluir de sulcos, para ravinas e voçorocas. O controle é feito de duas formas, mecânica e vegetativa.
O sistema plantio direto é uma tecnologia de manejo de solo que minimiza a erosão em áreas de lavoura. O plantio direto é um tipo de preparo conservacionista que procura minimizar a mobilização do solo.
Técnicas para melhorar o solo
Devido ao uso intensivo, ao desmatamento e até mesmo às queimadas, o solo perde muito de sua capacidade de plantio....Como recuperar o solo com 4 práticas
Adubação e Revitalização do solo; este é a especialidade da A Pecuária Pé no Chão; que busca revitalizar as gramíneas, através da Adubação “dando vida” ao solo.
Uma maneira simples e barata de melhorar a fertilidade do solo é através do plantio de adubos verdes ou culturas de cobertura, que adicionam matéria orgânica e nitrogênio ao solo, aumentam a atividade biológica e recuperam nutrientes lixiviados (lavados) para as camadas mais profundas.
A construção de terraços também é reconhecida como uma prática viável para recuperação de áreas que sofreram mineração. (A formação de terraços aumenta a estabilidade e favorece a recuperação. A largura dos terraços varia de 3 a 15m, com uma média de 10m.
Existem duas maneiras de se proceder a recuperação de áreas degradadas: uma é deixar que a natureza se regenere com o tempo, através da disseminação de sementes pelo vento e pelos pássaros. A outra medida é através da ação humana para o reflorestamento e cuidado do local.