2) (PUC-SP) - Temos dois tubos sonoros, A e B, cheios de ar. A é aberto e B, fechado, ambos com comprimento de 85 cm. Quais as frequências fundamentais em Hz, em A e B , respectivamente , se a velocidade do som no ar é 340 m/s? Resposta: c.
Quando uma onda incidente encontra-se com uma onda refletida por uma extremidade fixa de uma corda, formam-se ondas estacionárias, também conhecidas como harmônicos.
Se tratando de música, harmônico se refere ao tipo de som que está em equilíbrio, compatível com uma certa coerência e regra musical. No ramo da acústica, um harmônico é uma onda de frequência específica de vibração, que tem como consequência causar o fenômeno de ressonância.
Um harmônico é quando uma corda ou um tubo(com as duas extremidades abertas ou uma aberta e uma fechada) são cobrados com uma frequência constante e são formados "gomos". O primeiro harmônico é quando é formado um gomo, o segundo harmônico é quando são formados dois gomos.
A distância entre dois nós ou dois ventres consecutivos é igual à metade do comprimento de onda (λ/2). A distância entre um ventre e um nó consecutivo é igual a um quarto do comprimento de onda (λ/4). Um fuso corresponde à distância entre dois nós consecutivos, ou seja meio comprimento de onda.
Numa progressão, para você descobrir a qual campo harmônico pertence os acordes envolvidos, você deve começar sempre pelo acorde dominante (porque na maioria das vezes ele resolve na tônica, primeiro grau de uma escala), daí você analisa os acordes anteriores ao dominante e depois os posteriores...na tonalidade Menor ...
Onda mecânica é um distúrbio que se propaga através de um meio elástico. Não existe transporte de matéria e sim, de energia, pela onda. Se cada ponto do meio elástico executa um movimento harmônico simples, a onda é dita harmônica.
Correntes harmônicas surgem nas instalações elétricas devido à presença de cargas não lineares. Cada uma dessas cargas tem suas características específicas, incluindo as correntes harmônicas.
Exemplificação
Campo harmônico é um conjunto de acordes formados a partir de uma determinada escala. Tome como exemplo a escala de dó maior: C, D, E, F, G, A, B.
Cadência. Cadência é uma sequência de acordes que produz um efeito harmônico característico. Existem inúmeras sequências de acordes possíveis de se fazer para criar uma música, mas algumas sequências são muito comuns de aparecerem devido ao seu efeito sonoro, e por isso recebem o nome de cadências (ou progressões).
Campo Harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica. Ao estabelecermos um Campo Harmônico, estamos definindo também uma tonalidade.
Dessa forma, para reproduzirmos o campo harmônico de Dó maior, faremos da seguinte maneira:
Como Montar o Campo Harmônico Menor? Para montarmos o campo harmônico menor, basta pegarmos as notas da Escala Menor, que servirá como base, e gerar os acordes em cada grau a partir dela.
Escala de C (dó maior) - YouTube.