A maioria dos autores adota como fases do ciclo orçamentário as seguintes: elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, controle e avaliação, quando, então, se inicia o ciclo seguinte.
As fases do Ciclo Orçamentário
Exemplos genéricos de fatores críticos de sucesso Qualificação da administração. Conhecimento do mercado. Imagem com os stakeholders. Equipamentos disponíveis.
A partir de uma boa gestão orçamentária, as micro, pequenas e médias empresas podem identificar oportunidades de crescimento mesmo com pouco capital e não realizar investimentos desnecessários, mantendo assim o seu caixa sempre equilibrado e preparado para lidar com as despesas que fazem parte do negócio.
Limitações da Orçamentação: Baseia-se em estimativas. Deve ser continuamente monitorada e adaptada às circunstâncias. Nem todas as empresas possuem recursos para implementar um sistema adequado. Atrasos na emissão dos dados comprometem as ações corretivas.
O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como frequentemente acontece em empresas de concessão e exploração.
Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física. ... O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão.
1.
O orçamento fiscal: refere-se aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; o orçamento de investimento é o orçamento que registra os investimentos (aquisição de bens componentes do ativo imobilizado) das empresas ...