Para avaliar o engajamento na corporação, você pode aplicar pesquisas que avaliem múltiplas dimensões, como clima organizacional, objetivos, relação com o trabalho, liderança e comunicação. A partir dos resultados, o RH poderá ter uma visão do clima organizacional e do engajamento.
Os indicadores para RH — ou KPI ( Key Performance Indicator) — são instrumentos que permitem medir a performance dos processos, de acordo com os objetivos organizacionais. Dessa forma, são mensurados os seus níveis de desempenho e sucesso para as atividades desempenhadas no setor.
Conceitualmente, os indicadores de RH são instrumentos que servem para monitorar e avaliar a empresa, por meio de seus colaboradores, processos, programas e metas. Os indicadores costumam ter duas finalidades bastante claras: a primeira é descrever as atuais circunstâncias que envolvem a empresa.
Os indicadores de RH devem apresentar para a empresa a possibilidade de alcançar três objetivos básicos: conhecimento da realidade atual da empresa, parâmetro para definição das metas desejadas e base para mensurar a sua evolução no futuro.
5 dicas de como definir KPI: indicadores de performance
Medida de desempenho é o processo de quantificar a ação, onde medida significa o processo de quantificação e o desempenho da produção é presumido como derivado de ações tomadas por sua administração.
Os 5 critérios SMART para a definição de indicadores de performance de processos (KPI)
Os indicadores de desempenho são um conjunto de medidas que as empresas usam para avaliar suas performances ao longo do tempo, gerando um histórico de dados. Essas métricas são usadas para determinar o progresso e o alcance de seus objetivos estratégicos.
Criar indicadores de desempenho que realmente funcionem de forma eficaz demanda algumas observações. O primeiro passo é entender do que os clientes ou funcionários precisam. Quanto mais rápido a empresa tomar as decisões, melhor. Mais tempo e dinheiro poderão ser economizados.
Para analisar o desempenho organizacional, uma vez que se têm as informações necessárias, uma planilha eletrônica já é o suficiente. Organizando os dados coletados por mês, por exemplo, é possível visualizar o desempenho da empresa no decorrer do tempo e, a partir desses dados, realizar análises mais profundas.
Descreva o que já foi feito para melhorar os resultados do indicador. Chegou o momento de apontar o que foi feito para trabalhar nesse indicador. Então, aqui, você precisa descrever quais ações já foram executadas para melhorar os resultados da empresa.
Requisitos básicos para uma análise eficaz de indicadores Indicadores de desempenho ou de resultados: A análise crítica é em cima de um período de coleta de dados e analisados após seu fechamento periódico (mensal, trimestral, anual, etc). O seu plano de ação será sempre no presente e futuro.