Aumento do fluxo expiratório – AFE O fisioterapeuta deve posicionar uma das mãos no tórax e a outra no abdome da criança. A mão que fica no abdome não se mexe, apenas trabalha para impedir que haja dissipação de pressão para o compartimento abdominal.
Inalações com soro fisiológico ajudam a desprender o muco e liberam o fluxo de ar. A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo, remover as secreções de muco nos brônquios, com Manobras de Higiene Brônquica e Desobstrução Rinofaringe Retrógrada (DRR) para eliminação de muco e secreções em Vias Aéreas Superiores.
No caso dos bebês, é possível realizar a técnica utilizando as pontas dos dedos. Em adultos, a tapotagem deve ser feita com as duas mãos enquanto a pessoa com Fibrose Cística está deitada ou sentada. É essencial que o tórax seja protegido com uma toalha durante a realização da técnica.
A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade.
Como evitar que a bronquiolite volte a surgir
Algumas medidas que podem ser feitas incluem:
Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.
Como identificar uma bronquiolite?
Constipação e gripe. Pode tomar-se paracetamol sem qualquer problema, ou ácido acetilsalicílico em baixas doses e durante um breve período de tempo.
Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno e alguns antibióticos durante a amamentação, 9,10 desde que converse com um profissional de saúde e siga as instruções de dosagem.