O cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência (PICC) é confeccionado em material macio e flexível (silicone ou poliuretano), indicado para pacientes em uso de terapia intravenosa com drogas vasoativas, nutrição parenteral prolongada, antibioticoterapia e infusões hipertônicas entre outras.
Concluímos que as principais indicações para a utilização do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), conforme a literatura consultada são: pacientes com necessidade de várias tentativas de punção venosa; terapias com quimioterápicos, drogas vesicantes ou irritantes; na nutrição parenteral; nas terapias por tempo ...
Em um novo estudo, feito com 438 pacientes de quatro hospitais dos Estados Unidos, 61,4% relataram complicações relacionadas ao uso de PICC: de dor e vermelhião no local da inserção a sintomas de infecção sanguínea e de trombose venosa profunda.
Colocar o garrote, fixar a veia esticando a pele ao seu redor e introduzir a agulha com o bisel para cima em um ângulo de 45° lateralmente ao vaso. Após atravessar a pele a agulha do cateter deverá ser posicionada paralelamente à veia para depois penetrá-la; 11.