A docilização dos corpos pela disciplina visa tornar as pessoas “boazinhas”, sem lhes dar um espaço de reflexão acerca de sua posição na sociedade ou no mundo.
O corpo dócil é formado, na filosofia de Michel Foucault, através de técnicas de disciplina estabelecidas pela arte das distribuições espaciais, controle da atividade regular, organização das gêneses cronológicas e composição das forças em combinação.
Esse conceito nos foi apresentado por Michel Foucault, e significa dizer que todas as instituições , a religião, a medicina, a psiquiatria, a escola, são partícipes da estrutura de poder, de manter a ordem no indivíduo, e mantê-lo dentro dos limites morais e sociais aceitáveis pela macro estrutura do poder que seria o ...
O Corpo Dócil é o primeiro personagem de Foucault, ele é um produto que está em todas as prateleiras de nossa sociedade, vem nas mais diversas embalagens e pode ser encontrado em praticamente todas as instituições. Ele é o corpo que foi trabalhado arduamente. Trata-se, enfim, do efeito esperado pelo poder disciplinar.
No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.
(Michel Foucault) Dispositivo disciplinar, que prioriza a disciplina do corpo. Dispositivo de segurança, que organiza as populações.
A primeira é o princípio da localidade, o que faz com que o poder seja analisado em suas formas e em suas instituições mais locais. O segundo é o princípio da exterioridade ou da objetivação, o que significa que Foucault busca o poder naquele exato ponto no qual ele se estabelece e produz efeitos.
O dispositivo disciplinar tem por meta o exercício de poder que submete e disciplina os corpos, a fim de docilizálos e tornálos úteis. A partir disso, podese entender a problemática da disciplina.
O Panóptico organiza espaços que permitem ver, sem ser vistos, portanto, uma garantia de ordem. Assim, a vigilância torna-se permanente nos seus efeitos, mesmo que não fosse na sua acção. Mais importante do que vigiar o prisioneiro o tempo inteiro, era que o mesmo se soubesse vigiado. ... O Panóptico (...)
Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.
O panóptico se relaciona com a Revolução Industrial na medida que era uma de suas estruturas: era o espaço de onde toda a produção poderia ser observada.
Um panóptico é uma construção cujo design faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. Este tipo de estruturas, por conseguinte, facilita o controlo daqueles que se encontram dentro do edifício.
A diferença é que o sistema de monitoramento do sistema Pan-óptico benthaminiano não utiliza dos recursos que o pan-óptico digital utiliza, ou seja, a observação realizada pelo condutor do sistema é realizada de forma menos explícita o que gera um medo maior dos detentos.
Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.
O poder em Foucault é pensado como relação, ele raramente usa a palavra poder, mas a expressão - relações de poder - e quando usa a primeira é sempre no sentido da segunda. O poder pensado como relações de poder traz a ideia de força.
Para compreender o que Foucault entendia por “poder” é preciso ter uma ideia de como os filósofos antes dele interpretavam o conceito: o pai da sociologia, Max Weber, por exemplo, acreditava que o poder do Estado consistia no “monopólio do uso legítimo da força física”; já o inglês Thomas Hobbes acreditava na ...
Enquanto há resistência, há poder, há embate de forças, há possibilidade de resposta, por isso onde há poder, há resistência. Pelo contrário, onde há violência, o poder deixou se existir, as possibilidades de resposta foram emudecidas, deixou de haver o embate de forças, prevaleceu a violência.
A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. ... Essa seja, talvez, a maior característica da Filosofia, que, por meio do livre pensar e da crítica, permite que seja desenvolvida uma maneira autônoma de se pensar sobre diversos assuntos, impulsionando o conhecimento sempre adiante.
Nossas ideologias, crenças, preconceitos, nossa forma de ser e estar no mesmo meio, convivendo, sobrevivendo, vivendo.
A filosofia tem a função de fazer as pessoas conseguirem pensar além de suas limitações. ... A filosofia formula questionamentos e ideias sobre as coisas, sobre as pessoas, etc.
A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético. Pensar de maneira racional e ética permite que o ser humano passe a respeitar as diferenças e valorizar as trivialidades do dia a dia que dão sentido a vida em sociedade. ...