Os microvilos são prolongamentos digitiformes da superfície (membrana plasmática) de células, os quais ampliam a área disponível para a absorção, além de nutri-las. São frequentes no epitélio intestinal e em outros tecidos.
Célula adjacente é uma célula que está do lado, colada, a outra. Por exemplo, a célula A1 tem como células adjacentes as células B1 (ao lado direito) e a célula A2 (abaixo). ... Por exemplo a Célula C9 é não adjacente da célula C11 pois tem uma célula no meio.
Desmossomos: São estruturas formadas pelas membranas de duas células adjacentes. ... Aumentam a adesão entre as células, formando um revestimento contínuo. Interdigitações: São dobras nas membranas plasmáticas limítrofes de duas células.
Especialização 1 - Junções Oclusivas, que servem para vedar os espaços entre as células de forma a impedir a passagem de moléculas; Especialização 2 - Desmossomos, que servem para unir fortemente as células umas às outras; Especialização 3 - Junções Comunicantes, que servem para permitir a comunicação entre as células.