Essa modalidade é bem diferente das que são praticadas em academias, isso porque, lá, você treina os músculos de forma isolada e em dias alternados, já no circuito funcional, todos os músculos são trabalhados de forma conjunta, ao mesmo tempo. É por isso que muitas pessoas chamam essa modalidade de treinamento global.
Alguns exemplos de exercícios funcionais são:
Uma hora de treinamento funcional queima aproximadamente 1000 calorias, mas as aulas costumam durar 45 minutos, situações em que o gasto é de cerca de 800 calorias.
Uma sessão de funcional gasta até 1 000 calorias, de acordo com Allan Menache.
Nos métodos de treinamento descritos acima, os treinos onde intercalamos exercícios aeróbios e exercícios musculares, e nos métodos de treinamento com exercícios musculares alternados com exercícios de alta intensidade, temos uma gasto calórico aproximado de 400 calorias em 30 minutos, pois são treinos mais puxados e ...
Enquanto que os exercícios aeróbicos como caminhar ou correr, queimam mais calorias num curto espaço de tempo e melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, os exercícios anaeróbicos como a musculação aumentam a massa muscular, gastam mais energia e melhoram o contorno do corpo.
Logo, a funcional e o crossfit geram maior gasto calórico, mas são atividades que requerem muita consciência corporal, e também bom preparo físico, para que os movimentos sejam executados com segurança e boa técnica, evitando lesões.
Esteira, bike ou elíptico: qual exercício aeróbico é melhor para...