O governo federal controla 149 empresas estatais, sendo 101 subsidiárias de outra estatal federal, vale dizer, o contole da União é indireto e não direto, como ocorre com as outras 48 estatais.
Nos governos Lula foram criadas 26 estatais, à exemplo da Empresa Brasileira de Comunicações (EBC). Sob o governo Dilma, por sua vez, foram fundadas 15 empresas desse tipo.
Em agosto de 2019, o governo Bolsonaro anunciou a inclusão de mais 9 empresas ao programa de privatizações, que agora soma 17 empresas a ser privatizadas.
Empresas estatais
Ele descumpriu o prazo, mas revelou nesta terça-feira o nome das empresas que pretende vender para a iniciativa privada até dezembro de 2021. Estão na lista de Guedes os Correios, o Porto de Santos, a Eletrobras e a PPSA, a estatal que administra o sistema de partilha de petróleo do pré-sal.
A Saudi Aramco, maior empresa de petróleo do mundo, está reportando queda de 44% no seu lucro líquido, de 88 bilhões de dólares em 2019 para 49 bilhões de dólares em 2020, como resultado da brutal redução da demanda por petróleo devido à pandemia do novo coronavírus.