Cultura material e cultura imaterial são dois tipos de patrimônio que expressam a cultura e características de determinado grupo ou região. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais.
A diferença entre bens materiais e imateriais advém do fato de que bem imaterial significa matéria, algo físico e concreto, tal como uma casa, um território, uma árvore, qualquer que seja. O bem imaterial é aquele que não possui matéria, a exemplo de uma música, uma teoria, uma cultura ou tradição.
"Como a produção de serviços não resulta em bem material e durável, definimos o trabalho envolvido nessa produção como trabalho imaterial - ou seja, trabalho que produz um bem imaterial, como serviço, produto cultural, conhecimento ou comunicação" (Hardt e Negri, 2001, p. 311).
Tecnologia imaterial diz respeito ao conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (experiência acumulada na resolução de problemas) necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços. Estes conhecimentos normalmente não são explícitos e não estão livremente disponíveis.