Pessoas com paralisia cerebral Pode ter dificuldades para andar, fazer movimentos involuntários com pernas e braços. Portanto, não se intimide, trate-a com naturalidade e respeite o seu ritmo, porque, em geral, elas têm movimentos mais lentos. - Tenha paciência ao ouvi-la, pois a maioria tem dificuldades na fala.
Estimule a criança a vestir-se e a despir-se sozinha e, enquanto o faz, ensine-lhe as partes do corpo. Converse com ela sobre as peças do vestuário, para que servem, como as arrumar, aproveitando para lhe ensinar as cores. Utilize roupas o mais adequadas e convenientes. Como ajudar uma criança com Paralisia Cerebral?
As alterações da parte motora incluem, problemas na marcha (como paralisia das pernas), hemiplegia (fraqueza em um dos lados do corpo), alterações do tônus muscular (espasticidade caracterizada por rigidez dos músculos) e distonia (contração involuntária dos membros).
“As esponjas de prato, por sua vez, servem para trabalhar a sensibilidade na pele da criança, tanto no sentido da aspereza quanto da maciez, que é essencial para bebês com paralisia cerebral, especificamente, a fim de que quando tocar numa superfície quente, por exemplo, sua sensibilidade esteja aguçada a ponto de ele ...
Durante a estimulação precoce, trabalhar sempre nas quatro áreas: estimulação motora, cognitiva, sensorial e da comunicação. Trata-se de realizar um intenso treinamento para criação e manutenção dos hábitos elementares de vida.
Colocar o bebê de barriga para baixo é uma das formas de fortalecer o músculo do pescoço. O pequeno irá se apoiar com segurança em uma superfície plana e levantar a cabeça. Você pode colocá-lo de bruços no chão, em cima de um tapete fofinho e com diversas almofadas em volta.
Fortalecer as perninhas do bebê: veja como fazer
Coloque o bebê deitado de barriga para baixo na cama e coloque seus dedos indicadores entre suas mãos. Quando ele os apertar, pegue nas suas mãozinhas e impulsione para elevar o tronco da cama. O bebê vai aumentar pouco a pouco a força e vai tentar levantar seu próprio corpo.
Desde os três meses, mais ou menos, já é possível brincar para ajudar no sentido de equilíbrio do bebê. Por exemplo, colocar o bebê sentado no colo ou deitado de costas sobre os joelhos e balançá-lo de um lado para o outro sempre segurando o bebê com firmeza para que ele se sinta seguro.
5 brincadeiras para estimular o bebê a andar sozinho