Para que nada bloqueie o caminho da água e para garantir a saúde da nascente, ela precisa estar limpa. Livre de folhas, raízes, plantas invasoras e da terra que desliza de encostas e barrancos. O roçado deve ser feito com cuidado para não prejudicar a fonte de água.
Processos como sedimentação e decantação, filtros naturais como o ciclo de bananeiras (vide post anterior nesse mesmo blog) fazem possível reaproveitar a água de banheiro, de cozinha e da máquina de lavar para regar as plantas. Processos como o reflorestamento podem causar o (re)surgimento de uma nascente.
Plantas para terrenos alagados, ou seja, mais próximas à beira dos rios
Qual a árvore que mais precisa de água? A mangueira.
cedro
Na maioria das vezes, os sinais de excesso ou escassez de água costumam ser muito parecidos. Fique de olho na folhagem. Folhas enroladas, secas, ásperas, fáceis de quebrar, caídas, murchas ou amareladas podem te dar pistas de que algo pode estar errado com a rega.
Escrevemos esse texto para que, antes que você desista frente a essa situação, tente aplicar essas dicas que podem recuperar a vitalidade da sua plantinha.
Seu celular pode ser um grande aliado para identificar plantas....4 apps para identificar plantas por fotos
As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese. As folhas são estruturas muito importantes para os vegetais, pois são elas as responsáveis pela realização da fotossíntese, processo que garante a sobrevivência da planta.
As folhas realizam, principalmente, as funções de fotossíntese, transpiração e respiração.
São funções quase que exclusivas das folhas:( ) respiração.
Em botânica, chama-se limbo ou lâmina à parte principal da folha, que é normalmente laminar das folhas das plantas vasculares; caracteriza-se por ser uma superfície achatada e ampla, possibilitando maior área de captação de luz e CO2.
Em botânica, chamam-se estípulas às estruturas com a forma de escama localizadas no caule de muitas plantas vasculares, junto à bainha das folhas.
Pecíolo é a porção delgada da folha que une o limbo à bainha ou ao caule.