Em 1996, a Lei nº. 9.
São, dentre outros, relatos de aula, as observações sobre cada aluno e sobre as dinâmicas dos grupos, a organização dos trabalhos realizados pelos alunos segundo critérios específicos, as perguntas surgidas a partir das propostas, descobertas realizadas durante a aula, os tipos de documentação, propostas de avaliação ...
Os Eixos Formativos, alinhados aos Princípios Educativos, orientam a prática pedagógica tanto no âmbito do currículo, dos componentes curriculares, do planejamento das aulas, da selação dos conteúdos, temas, atividades, estratégias, recursos e/ou procedimentos didá- ticos quanto das práticas que se processam na ...
No campo da fruição, da reflexão e da produção artística, isso se dá a medida em que entramos em contrato com obras de arte, por exemplo. A compreensão, por fim, conjuga os elementos de aprendizado e desenvolvimento, permitindo que construamos um saber mais sólido, pautado na nossa própria consciência do que é.
A tríade das funções mentais de aprendizagem são cognitivas, conativas e executivas. Importante notar assim que o trabalho com as três funções mentais possibilita que haja o sucesso máximo dentro do âmbito da aprendizagem.
Figura 1 - Tríade funcional da aprendizagem humana. A interatividade e a inseparabilidade dinâmica da cognição, da conação e da execução permitem a emergência e a sustentação do processo da aprendizagem humana. ... Vejamos, em primeiro lugar, as funções cognitivas e, em seguida, as funções conativas e executivas.
Fluir tem significado de escorrer, manar, escoar, passar o tempo, correr em estado fluído. Fruir tem significado de usufruir, ter prazer com, desfrutar, gozar de algo ou de uma situação.
Hoje quem trabalha como Assessor Cultural ganha em média um salário de R$ 2.
O papel do agente cultural estende-se para além da simples realização de atividades. Ele deve ser, antes de mais nada, um dinamizador das potencialidades culturais da comunidade onde atua. Isto significa atuar como incentivador, socializador e mobilizador das experiências dos grupos culturais locais.
O homem é o único animal produtor de cultura. Daí podemos dizer que a cultura é um dos nossos diferenciais em relação às outras espécies. É a cultura quem nos tira parcialmente da animalidade e da dependência exclusiva dos instintos.