Leucemia mieloide aguda tem cura? Com tratamento, o paciente com leucemia mieloide aguda tem entre 20 e 40% de chances de ficar bem no mínimo cinco anos, sem recidiva. O mais comum é que a doença volte dentro desses cinco anos, pessoas que passam esse tempo têm menor probabilidade de reincidência da doença.
- Terapia-alvo: medicamentos que atacam apenas as células doentes têm trazido resultados importantes para alguns tipos de leucemia. É o caso dos inibidores de tirosina quinase (como Imatinibe, Desatinibe e Nilotinibe), atual tratamento padrão para a leucemia mieloide crônica.
A primeira situação ocorre sempre logo após o primeiro transplante, enquanto que a segunda não tem um período específico. Ou seja, ela pode acontecer em qualquer momento após a doença já ter sido controlada. “Isto é mais comum em mieloma múltiplo e em algumas leucemia e linfomas com doença recidivada.
As complicações da leucemia podem exigir tratamento. As pessoas podem precisar de transfusões de sangue caso a leucemia tenha causado anemia grave. Elas podem precisar de antibióticos caso se desenvolvam infecções. Caso ocorra hemorragia, elas podem precisar de transfusões de plaquetas.