O U enrijecido forma pontos de apoio, chamados enterçamentos, que ficam sobre essa estrutura formada pela treliça. Assim, em uma cobertura, as vigas U simples são responsáveis pela estrutura, enquanto as enrijecidas são colocadas na transversal sobre as simples. Na sequência, as telhas fazem o fechamento da obra.
Os perfis estruturais possuem nomes que são referências diretas ao formatos deles. Por isso, o perfil em L, também conhecido como cantoneira, é uma viga que possui duas chapas perpendiculares entre si. ... As cantoneiras são estruturas metálicas ideais para serem utilizadas em diversas aplicações.
O Perfil Laminado W é fabricado com processo de moldagem de alto calor, até que ganhe um formato de letra W. Este formato possibilita encaixes precisos e seguros. Os perfis laminados são obtidos com lâminas de metal que são moldadas de modo a não apresentarem soldas.
Definido o momento de plastificação para uma ligação viga X pilar de um modelo estrutural, o valor do momento fletor atuante na seção transversal da viga, nessa ligação, não poderá excedê-lo, qualquer que seja o carregamento aplicado ao modelo. ...
Plastificação é a redistribuição dos esforços de momentos fletores. Essa redistribuição se dá através da criação de uma rótula plástica nos apoios, fazendo com que ocorra um "rompimento" e a consequente redistribuição dos esforços, transferindo uma parcela dos momentos negativos para os momentos positivos.
Quanto a flexão simples, pode-se dizer que é necessário determinar se a peça é compacta ou semicompacta para: Para evitar a flambagem local da mesa para peças compostas; Para limitar as tensões do aço; Para o dimensionamento correto do elemento estrutural; Determinar os esforços solicitantes da peça a flexão; Para o ...
Pode-se evitar o fenômeno da flambagem através de contenções. Para se evitar a flambagem lateral, pode-se realizar a contenção lateral do perfil, de modo que haja o impedimento de giros e translações laterais. A contenção pode ser do tipo contínua ou discreta.