Tratamento. O tratamento com inibidores seletivos de recaptação da serotonina (um tipo de antidepressivo) ou N-acetilcisteína pode ajudar. A terapia cognitivo-comportamental, especialmente a terapia de reversão de hábito, com foco específico na mania de cutucar a própria pele, também pode diminuir os sintomas.
É verdade que se cortarmos os cílios não conseguimos fechar os olhos? Abra os olhos, isso não é verdade! ... Pessoas sem eles têm mais sensibilidade ocular, sofrendo ardência e desconforto com o excesso de luz, mas conseguiriam fechar os olhos. Valorize o rímel na hora de sensualizar.
Para conseguir o aspecto bem volumoso e alongado nos cílios de baixo, vale fazer a aplicação com o pincel sempre na vertical, passando a escovinha fio a fio desde a raiz até a pontinha. Essa é a melhor maneira de alcançar os fios menores e, de quebra, evitar que a parte inferior fique muito coladinha ou borrada.
Confira os produtos mais utilizados para o crescimento e volume dos cílios:
Cebola nas sobrancelhas. Sim, isso mesmo que você leu: segundo a youtuber Farah Dhukai, passar uma cebola crua na região ajuda no crescimento e fortalecimento dos pelos. O processo é simples: basta deixar o suco nos pelos até secar e depois enxaguar com água fria.
A cebola é rica em antioxidantes que neutralizam os radicais livres. O vinagre de maçã é muito eficaz na hora de eliminar células mortas da pele e estimula o aparecimento de uma nova camada da pele.
Com um cotonete, coloque o produto e deixe agir por 30 minutos. Lave com água morna e um sabonete neutro. Repita uma vez por semana até ver o resultado.
Para tratar as sobrancelhas com caspa, o dermatologista deve ser consultado. “O paciente deve limpar suavemente a região com shampoo anticaspa (que traz ativos para tratar a alteração por completo) ou um creme antifúngico em caso de descamação mais severa”, afirma.
Dentre as doenças citadas, as mais comuns de fazerem os pelos das sobrancelhas apresentarem falhas são a alopecia areata ou a alopecia frontal fibrosante - doenças dermatológicas que promovem a queda repentina de todos os fios e pelos do corpo, com a diferença de que a segunda leva à fibrose do tecido cutâneo.
Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.
Assim como acontece com a caspa no couro cabeludo, a caspa na sobrancelha também pode ser chamada de dermatite seborreica, dependendo do caso, e ter relação com a genética, com a própria oleosidade da pele, ser causada por um fungo ou mesmo por estresse. Normalmente, a área fica vermelha e então começa a descamar.
Hidratantes, umectantes e emolientes podem ser utilizados para ajudar na recuperação. Os banhos devem ser de no mínimo 2 vezes por semana no início do tratamento, espaçando o intervalo gradativamente até remissão dos sintomas. O tratamento da seborreia geralmente dura de 30 a 60 dias.
A seborreia é um exemplo e ocorre quando a pele produz óleo em excesso. O fungo comumente associado à caspa canina relacionada com a seborreia é o da Malassezia. Já o parasita associado à caspa é o ácaro Cheyletiella, que afeta especialmente os filhotes e cães com baixa imunidade.