1 - A sigla GH (Growth Hormone) se refere ao hormônio do crescimento. O GH é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e está presente em todas as pessoas normais. É indispensável durante o período de crescimento e sem ele a estatura adulta normal não pode ser alcançada.
O hormônio do crescimento, ou GH (Growth Hormone), é produzido na hipófise, uma pequena glândula que fica na parte inferior do cérebro. O GH é responsável pelo crescimento físico do corpo humano e também pelo crescimento celular.
Foto: Divulgação Nutrição rica em proteínas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e diminuir a ingestão de açúcar, favorecem o crescimento. O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio e desempenha um importante papel no corpo humano.
Leite, iogurte e outros derivados, como whey também são ótimas fontes de proteínas. A soja é uma opção vegetariana de ingestão de proteína e também está inclusa na lista dos alimentos que auxiliam os níveis de hormônio do crescimento no corpo.
O GH (Growth Hormone) é produzido diariamente, o tempo todo, desde os primeiros de vida do ser humano. Mas esse trabalho ocorre principalmente ao longo da noite, com pico às 22h, o que significa que boas horas de sono, além de dormir cedo, implicam em maior liberação do hormônio no organismo.
De olho na luz Normalmente a melatonina, presente até nos seres unicelulares, começa a ser fabricada logo depois do anoitecer. “Seu pico no homem é por volta das 2 horas da manhã”, conta o americano Russel Reiter. O corpo compreende se é dia ou noite sabendo que há um antes e um depois da melatonina.
Recém-nascidos (até 3 meses): entre 14 e 17 horas. Bebês (entre 4 e 11 meses): entre 12 e 15 horas. Bebês (entre 1 ano e 2 anos): entre 11 e 14 horas. Crianças pequenas (3 – 5 anos): entre 10 e 13 horas.
Algumas dicas que podem ajudar a criança a dormir mais rápido são:
Dormir na cama dos pais não é bom, pois essa atitude não permite que a criança passe saudavelmente pelas fases do desenvolvimento: não incentiva a autonomia, o que tende a atrapalhá-la em diversos sentidos, futuramente, na vida adulta. Também impede que a criança entenda alguns limites.
Se o seu filho não dorme bem, pode ser que esteja na hora de criar um ritual de sono. Assim como muitos adultos gostam de beber um chá ou fazer uma leitura leve antes de dormir, para o bebê também pode ajudar. O mais famoso deles é combinar o banho seguido de amamentação e ser colocado para dormir.