O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Esse hormônio é um polipeptídeo que apresenta nove aminoácidos e atua, principalmente, nos rins, nos quais proporciona uma maior reabsorção de água. ... Devido a sua ação vasoconstritora, ele também é denominado vasopressina.
O hormônio antidiurético (ADH) regula o teor de água no corpo humano, determinando aumento de reabsorção de água nos túbulos renais. Assim, quando o suprimento de água no corpo for excessivo, o que deve acontecer no sangue é: Pouco ADH, o que aumenta a reabsorção de água. Pouco ADH, o que reduz a reabsorção de água.
CONTROLE DA SECREÇÃO DO ADH Fisiologicamente, variações de 2% na Posm ativam neurônios especializados e osmoticamente sensíveis (osmorreceptores), localizados no hipotálamo anterior, que estimulam a secreção do ADH e esse aumenta a reabsorção de água nos túbulos coletores renais.
LOCAL DE SECREÇÃO O hormônio de crescimento é sintetizado e secretado pela adenohipófise, uma das divisões da glândula chamada hipófise. Esta é a glândula endócrina que regula um maior número de funções no organismo, tendo ação sobre diversas outras glândulas.
Estímulo para a secreção Durante o parto e a lactação, a liberação da ocitocina pode ser modulada por sua própria molécula em um mecanismo de retroalimentação positiva, ou seja, quanto mais ocitocina é liberada, há mais estímulo para sua produção e liberação no eixo hipotalâmico-hipofisário.
A secreção da prolactina também é regulada por fatores autócrinos e parácrinos intrahipofisários17. Dentre os mais potentes estimuladores locais da secreção de PRL estão: galanina, VIP, angiotensina II, EGF, bFGF, GnRH (gonadotropin-releasing hormone) e IL-6.
A ocitocina é um hormônio produzido nos núcleos paraventricular e supra-óptico localizados no hipotálamo. Esse hormônio é transportado pelos axônios dos núcleos citados até a neuro-hipófise (porção posterior da hipófise). ... Para que a ocitocina seja liberada pela neuro-hipófise, estímulos específicos precisam existir.
A oxitocina é por vezes utilizado durante o momento do parto, pois aumenta as contrações uterinas.
Para que serve - Melhora na resposta sexual; - Melhora o vínculo afetivo em indivíduos; - Tratamento de anorgasmia; - Tratamento de fobias sociais e autismo; - Tratamento auxiliar da obesidade; - Melhora funções cognitivas; - Melhora do comportamento psicótico; - Estímulo da contração uterina.
A oxitocina nos homens pode aumentar a sensibilidade do pênis durante o contato sexual e aumenta a freqüência das ereções. Ela melhora a ejaculação pela contração estimulante das vesículas seminais, túbulos seminíferos, epidídimo e da próstata. A liberação de espermatozóides também é reforçada pela oxitocina.
Na mulher, a ocitocina é responsável pelas contrações que preparam o corpo para produzir leite, expulsar o bebê na hora do parto e o amá-lo quase que à primeira vista!
O contato físico na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.
A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior. Sua ação é central no trabalho de parto, já que é responsável pelo estímulo das contrações uterinas, e também na amamentação, pois atua no processo de ejeção do leite.
boa hora!
Algumas formas de acelerar o trabalho de parto, incluem: