Os Lusíadas. A obra Os Lusíadas é um poema épico escrito por Luís de Camões, publicado em 1572. O tema central da obra é o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.
Na epopeia de Camões o objetivo é cantar a pátria, a história de Portugal. Os versos camonianos celebram os “feitos da famosa gente” portuguesa (canto I), enaltecem “o peito ilustre lusitano” (canto I). A viagem de expansão marítima se torna pretexto para que toda a história passada de Portugal seja cantada.
Assinalada é o feminino de assinalado. O mesmo que: apontada, indicada, indigitada.
Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por “mares nunca dantes navegados”.
Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa....
Tanto Vasco da Gama como o Adamastor aparecem como narradores e como personagens. ... No plano histórico, simboliza a superação pelos portugueses do medo do “Mar Tenebroso”, das superstições medievais que povoavam o Atlântico e o Índico de monstros e abismos.
De acordo com Massaud Moisés, o episódio do Gigante Adamastor, localizado no canto V d'Os Lusíadas, contém a mitificação das dificuldades que a Natureza opunha à penetração lusa 'por mares nunca dantes navegados' e do seu malogro ante a impavidez dos nautas quatrocentistas (MOISÉS, 1997: 92).
Resposta. Resposta: Não há um eu – lírico de quem escreve a obra Os lusíadas se manifestando nela (daí Camões conseguir se disfarçar com o personagem). Quando o Gigante Adamastor se transforma em narrador (enquanto o Velho do Restelo é apenas personagem) ele dá um caráter lírico, pessoal ao que narra.
Resposta. Resposta: O eu lírico de "Os Lusíadas" declara que vai cantar "os barões assinalados" e os reis de Portugal.
a alegria de sentir livres. seus movimentos.
Verificado por especialistas Quando falamos em eu-lírico, nos referimos ao narrador que existe dentro do poema. Vemos no poema "identidade" que o narrador, vai falar a maneira como se enxerga.