Os descendentes desse cruzamento terão os genótipos Vv (50%) e vv (50%). Logo, como Vv condiciona o fenótipo amarelo, e vv o fenótipo verde, metade dos descendentes serão amarelos e metade serão verdes.
O cruzamento entre as duas sementes resultou em 100% de sementes amarelas e lisas (Geração F1). ... A geração F2 é constituída pela seguinte proporção fenotípica: 9 amarelas e lisas, 3 amarelas e rugosas; 3 verdes e lisas; 1 verde e rugosa. Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura.
O resultado do cruzamento de ervilhas amarelas homozigotas (AA) com ervilhas verdes homozigotas (aa) são ervilhas amarelas heterozigotas (Aa). Se estas ervilhas forem cruzadas entre si, ocorrem ervilhas amarelas e verdes na proporção de 3 para 1.
O cruzamento entre heterozigotos resulta em uma proporção fenotípica 3:1, onde 75% dos indivíduos são normais e 25% são albinos, mas a proporção genotípica é 1:2:1, pois 25% dos filhos são AA, 50% Aa e 25% aa. Podemos observar tudo isso num quadro de Punnett.
Verificado por especialistas Existe probabilidade de 1/2 para o bebê nascer homem ou mulher. como eles querem 3 filhos do MESMO sexo, usamos a regra do "e", que consiste em multiplicar as probabilidades. 1/8 de chances de 3 filhos do mesmo sexo.
1/2 ou 50% de chance, pois só tem chance de nascer menino ou menina. Para nascer albino: O casal é heterozigoto, então... Se A é dominante e a é recessivo, podemos concluir que as chances de nascer albino são 3 em 4 (3/4) ou 75% de chance.
Sabemos que os possíveis genótipos para filhos desse casal são: AA, Aa, Aa, aa. A letra a representa o gene para albinismo e, quando em homozigose (aa), determina o albinismo. A probabilidade desse casal ter um filho albino ou portador do gene para albinismo é de 3/4 ou 75%.
Resposta. Probabilidade é de 50%.
Resposta. Quanto ao sexo é 50% de chances pra nascer homem ou 1:2 e 50% chances de nascer mulher ou 1:2.
Resposta. Só fazer o cruzamento. Temos então 50% Aa de chances de ter uma criança Heterozigota, 25% AA de chances de ter uma criança Homozigota dominante e 25% aa de ter uma criança recessiva.
Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um dos filhos é doador universal e o outro, receptor universal.
Pessoas com sangue do tipo O - podem doar sangue para pessoas de todos os outros tipos sanguíneos, A, B, AB, O. É o chamado doador universal.
O pior: indivíduos com sangue O- só podem receber esse tipo sanguíneo. Presente em apenas 1% dos brasileiros, o AB- é ainda mais difícil de ser encontrado na população. Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) — cujos portadores são considerados receptores universais —, A- (6%) e B+ (9%).