O que faz com que essas ondas sejam muito maiores na região do que em outros lugares da costa portuguesa é a presença de um cânion submerso, também chamado de canhão – o famoso Canhão da Nazaré. "Os cânions são formações geomorfológicas normalmente associadas à erosão da terra provocada por um rio.
Outro fator que contribui para a formação de ondas gigantes é o relevo da região perto da praia. Falésias servem como uma parede que impede a dissipação de energia após a onda quebrar, fazendo com que a água se mova de forma aleatória diretamente de volta para o mar.
Essencialmente, as ondas são enormes porque se empilham umas sobre as outras. Além do canhão, existe um pequeno canal que expulsa a água para fora da costa, aumentando a já de si impressionante altura das ondas.
Por excelência, a época de ondas grandes na Nazaré em Portugal, é entre Outubro e Março (época de Inverno mas Setembro e Abril também funcionam em alguns anos). Esta é a melhor altura para ver as ondas grandes da Nazaré.
24,3 metros
Veja na galeria de fotos.
Mais conhecida como Laje de Jagua, a onda especial ocorre a 5,3 quilômetros da costa da praia de Jaguaruna, em Santa Catarina. Essa é conhecida como a maior onda de todo o país.
Baía de Guanabara vira Havaí e surfistas pegam as maiores ondas do Brasil.
Ondas do Mar
Senhor, fazei de mim como as ondas do mar que fazem de cada recuo um impulso para ir mais adiante. (Cecília Meireles)
Frases sobre o mar e a vida que você precisa conhecer Se você fisgar um homem, o melhor que faz é devolvê-lo ao mar. O fato de o mar estar calmo na superfície, não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas. Quem anda no mar, aprende a rezar. O mar é tudo.
Não é água com açúcar que acalma, é água com sal. Mar calmo nunca fez bom marinheiro. É preciso salgar os pés para adoçar a alma. Água salgada, alma lavada.
Quem toma água com açúcar em geral acredita piamente que ficará mais tranquilo, e, por isso, consegue de fato acalmar-se. Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade, pois nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia.
Que o vento leve o necessário e me traga o suficiente. Que a neblina venha desvanecer toda dor e me deixe sem nenhum amargor.
A felicidade está onde menos podemos esperar. Saber valorizá-la é necessário e faz parte de uma vida feliz e plena, mesmo quando as coisas parecem mais difíceis do que a gente poderia imaginar. Veja aqui algumas coisas para você sorrir hoje!