Há uma síndrome que se rotula como síndrome de bolha gástrica, caracterizada pelo acúmulo exagerado de gases no estômago sem correspondente eructação.
O ar deglutido (aerofagia) é uma causa comum de gás no estômago. Todo mundo engole pequenas quantidades de ar quando come ou bebe. Entretanto, se comer ou beber rapidamente, mascar chicletes, fumar ou usar dentaduras frouxas podem fazer que algumas pessoas deglutam maior quantidade de ar.
Assim, as partes que estiverem mais à frente ganharão destaque na imagens do exame. Já uma radiografia Antero-Posterior (AP) indica que o feixe de raios X penetrou o tórax pela região anterior, saindo pelo dorso. Nesse caso, partes que estiverem mais próximas às costas aparecem com maior nitidez.
Se o resultado for anormal, significa que há alterações nos tecidos examinados. Dependendo de sua complexidade, o médico solicitante pode chegar a um diagnóstico a partir da radiografia. Outros casos vão exigir que exames mais detalhados sejam feitos para confirmar os resultados.
O pulmão é normalmente transparente em razão da baixa densidade de seu tecido. Se há um excesso de sua transparência dizemos que eles se tornam hipertransparentes com base, habitualmente, em exames radiográficos.
Um nódulo do pulmão pode ser visível em uma radiografia ou tomografia do tórax de rotina. Aparece como uma opacidade pulmonar (uma mancha branca – uma bola) com diâmetro menor ou igual a 3cm, circundada por tecido pulmonar normal.
Rastreamento dos nódulos O câncer de pulmão encontrado na fase de nódulo pulmonar é curável com a cirurgia em mais de 70% das vezes. Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (inclusive a robótica) permitem o diagnóstico e o tratamento dos nódulos pulmonares com segurança e mínima dor./span>
Corresponde a um padrão histológico caracterizado por pólipos de tecido de granulação dentro de ductos alveolares e alvéolos, com inflamação crônica do parênquima pulmonar adjacente.
Opacidade linear. Imagem linear fina, alongada, com densidade de tecido de partes moles. Raramente, calcificação ou material estranho podem aumentar a atenuação.
?O padrão intersticial estruturado ou nodular se refere à presença de nódulos ou massas pulmonares, de origem inflamatória ou neoplásica, solitários ou múltiplos, sólidos ou cavitários./span>
"Parenquima pulmonar" é a forma como se descreve os pulmões em uma radiografia ou tomografia. "Ectasia" é uma dilatação; "leve ectasia" da aorta significa uma aorta um pouco maior do que o normal, muitas vezes esse achado acontece em pacientes idosos.
O indicado "parênquima pulmonar normotransparente" em exames radiológicos significa que o parênquima se encontra em seu estado normal, sem a presença de manchas, massas ou demais corpos estranhos. Outro termo utilizada para indicar o mesmo achado é "parênquima pulmonar com transparência preservada"./span>
A fibroelastose pleuroparenquimatosa idiopática é uma pneumonia intersticial idiopática rara, lentamente progressiva. As pessoas têm, frequentemente, infecções recorrentes, falta de ar e tosse seca. Os médicos usam a tomografia computadorizada e, às vezes, uma biópsia pulmonar para diagnosticar a doença.
Esses termos significam que não tem tumor, abscesso ou mesmo edema importante que empurre um hemisfério cerebral contra o outro. Ou seja, tais anormalidades não estão presentes no exame.