O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. ... Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.
⇲Em sua maioria, os humanistas seculares eram ateus ou agnósticos, renegando a doutrinação religiosa, as superstições e o conceito de sobrenatural. Para eles, estas áreas não eram vistas como base para a moralidade e para tomada de decisões.
A diferença entre o pensamento dos humanistas e o medieval está no fato de que os humanistas colocavam o homem como centro de sua própria existência, enquanto que o pensamento medieval era religioso e colocava o homem submisso a imagem de D'us.
O pensamento medieval diz respeito ao período medieval, compreendido de 476 d.c. (queda do Império Romano no Ocidente) e 1453 d.c. (queda do Império Romano no Oriente). ... O pensamento moderno diz respeito ao período moderno, compreendido entre 1453 d.c. e 1789 d.c. (início da Revolução Francesa).
A principal diferença é que os renascentistas pensavam que o homem era o centro de tudo, a ideia do antropocentrismo que logo veio a criar o humanismo, individualismo e etc. Já os medievais pensavam que Deus era o centro de tudo, e que tudo que acontecia era resultado da vontade dEle.
Escolástica, escolasticismo (do latim scholasticus, derivado do grego σχολαστικός, "pertence à escola", "instruído", "sábio") ou Filosofia Escolástica, é um método ocidental de pensamento crítico e de aprendizagem, com origem nas escolas monásticas cristãs, que concilia a fé cristã com um sistema de pensamento racional ...