6. Urina rosa ou vermelha. Uma das causas mais comum da urina rosa ou vermelha é uma grande ingestão de beterraba ou alimentos com corante vermelho, o que não representa uma ameaça para o organismo. Porém, essas tonalidades também podem acontecer pela presença de sangue.
A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.
Ele pode mudar de cor por causa de pigmentos contidos em alguns alimentos e remédios que ingerimos ou em decorrência de alguma doença. Em condições normais, a coloração do xixi varia de um amarelo clarinho, quase transparente, até o amarelo-escuro.
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
Segundo os especialistas o xixi saudável deve ser amarelo claro, quase transparente, com o mínimo de espuma e sem cheiro. Além disso, ao urinar, a pessoa não deve sentir qualquer desconforto ou dor. Cores da urina: o que indicam? Transparente: Se a pessoa bebe muita água, talvez até exagere no consumo.
Infecção urinária: doença pode levar a casos mais severos. Previna-se! Verde ou azul pode ser o corante azul de metileno, utilizado na fabricação de algumas medicações? R – A urina verde ou azul pode ser pela presença de altos níveis de cálcio no sangue, infecção e medicamentos como sepurin.
Amarelo-escuro: É considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água; Âmbar ou mel: Pode ser sinal de desidratação. É importante beber mais água; Laranja: Pode indicar falta de água ou a presença de pigmentos de alimentos.
Embora o surgimento de urina verde não seja muito comum, geralmente não é indicativo de uma situação grave, sendo causada pela ingestão de alimentos, corantes artificiais, medicamentos ou pelo uso de contraste em alguns exames aos rins, como tomografia computadorizada.
Isso significa que o nosso corpo está bem hidratado, e que o urobilinogênio está bem dissolvido no xixi. Quando percebemos que o nosso xixi está amarelo-escuro, é sinal de que não estamos tomando a quantidade de água que deveríamos. Assim, o urobilinogênio fica muito concentrado na urina, tornando-a muito amarelada.
A urina de cor avermelhada ou alaranjada "como suco de laranja", ou ainda cor de "chá mate", ou cor de "refrigerante de cola" é geralmente sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins (glomérulos) ou das vias urinárias.
O elemento que faz com que o xixi fique tão amarelado – às vezes até um pouco neon! – é o excesso de vitamina B2. Essa substância, também conhecida como riboflavina, é um ingrediente bastante comum nos multivitamínicos.
A Vitamina B2 funciona ativamente no estímulo e aumento da produção de sangue no corpo. Mas esta é apenas uma das funções da riboflavina no corpo. Essa vitamina também atua na proteção da visão e de todo o sistema nervoso. Ela atua no metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas.
Cystex deixa a urina verde? Sim, segundo informações da bula do Cystex, um dos efeitos colaterais desse medicamento é desenvolver coloração azul na urina, provocada pelo cloreto de metiltionínio (azul de metileno), e também de cor esverdeada.
Cheiro forte indica, talvez, infecção urinária e, se o odor estiver diferente do normal, Marcos alerta sobre a possível presença de açúcar no sangue. O ato de urinar não deve ser dolorido. A frequência do xixi também é importante. Quem ingere pouca água e urina muito pode estar com sintoma de diabetes, por exemplo.
Segundo a especialista, os sintomas clássicos de descompensação do diabetes mellitus com hiperglicemia são os chamados “polis”: polifagia (fome em excesso), polidipsia (muita sede) e poliúria (urinar muito). Emagrecimento e visão turva são outros sintomas importantes nesse sentido.
Mancha marrom na pele Dentre as manchas marrons que podem surgir na pele, elas podem ser: Melanose solar. Hiperpigmentação pós inflamatória. Melasma.