EQST

Qual A Ideia Central Do Texto Da Defesa De Scrates?

Qual é a ideia central do texto da defesa de Sócrates?

A defesa de Sócrates Perante o que discutiu com o adversário, o pensador reflete sobre a verdadeira raiz do problema: o ódio que tem sido alimentado por ele: "a calúnia e a insídia do povo". Apesar disso, afirma que não se envergonha dos seus atos, já que cumpre o desejo dos deuses.

Quais os principais argumentos usados por Sócrates em seu discurso de defesa?

Sua forma de ensinar, pelo constante questionamento das afirmações e da busca do seu significado, a partir de indagações intelectualmente provocadoras, equivalia ao processo de ajudar a natureza do discípulo (sua mente) a extrair, de dentro de si mesmo, o conhecimento verdadeiro.

Quem foi Platão pesquise e escreva os principais pontos sobre a sua biografia?

Platão (427-347 a.C.) foi um filósofo grego da antiguidade, considerado um dos principais pensadores da história da filosofia. Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso.

O que Platão defendia Brainly?

Platão defendia a ideia de que a alma precede o corpo que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento. ... O processo dialético platônico - pelo qual, ao longo do debate de ideias, depuram-se o pensamento e os dilemas morais - também se relaciona com a procura de respostas durante o aprendizado.

Qual é o pensamento de Aristóteles?

Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. ... A filosofia, pois, segundo Aristóteles, dividir-se-ia em teorética, prática e poética, abrangendo, destarte, todo o saber humano, racional.

Qual é a importância de Aristóteles para o pensamento atual?

Aristóteles, diferentemente de seu mestre Platão (de índole essencialmente idealista), foi ideologicamente mais conservador, dando maior ênfase às condições reais do homem e de suas instituições, discordando, inclusive, da teoria das formas ou idéias de Platão, por considerá-la desnecessária para os fins da ciência.

Qual a importância do pensamento de Aristóteles?

Aristóteles foi um importante filósofo para a Grécia Antiga e para o Ocidente em geral, visto que a importância dada por ele ao conhecimento empírico e as suas classificações sistemáticas do conhecimento muito influenciaram a Filosofia Escolástica e Moderna e as ciências modernas que surgiram a partir do século XVI.

Qual a importância de Aristóteles e Platão?

Esses três filósofos da Grécia Antiga são referência básica para os conhecimentos filosóficos que fundamentam a ética, a política e a moralidade. ... Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu principal aluno, Aristóteles (384-322 a.C.), Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural e da ciência.