Um dos seus efeitos mais conhecidos é o vasopressor, ou seja, ela provoca aumento da pressão arterial, em razão do efeito vasoconstritor. A noradrenalina também possui efeito inotrópico positivo, ou seja, ela possui a capacidade de aumentar a força de contração do coração.
A noradrenalina é uma droga de eleição no choque séptico, cuja finalidade é elevar a PA em pacientes hipotensos, que não responderam à ressuscitação por volume e a outros inotrópicos menos potentes.
Devido às suas funções no corpo, a noradrenalina pode ser usada como remédio, especialmente em situações em que é necessário aumentar a contração dos vasos sanguíneos, levando ao aumento da pressão arterial.
Várias aminas simpaticomiméticas podem ser utilizadas para aumentar a força de contração do coração, sendo que alguns fármacos apresentam desvantagens. A noradrenalina intensifica a vasoconstrição periférica e a adrenalina aumenta a frequência, podendo predispor o coração a arritmias perigosas.
Os principais efeitos colaterais da epinefrina incluem palpitações, aumento dos batimentos cardíacos, suor excessivo, náuseas, vômitos, dificuldade em respirar, tonturas, fraqueza, pele pálida, tremor, dores de cabeça, nervosismo e ansiedade.