Ebitda é a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida). É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto.
Margem EBITDA ideal Quanto maior o percentual, maior a lucratividade da empresa, pois demonstra que a empresa é capaz de operar com mais eficiência e lucratividade. Se uma empresa tem uma receita de R$ 1. entende-se que ela é muito maior do a empresa de nosso primeiro exemplo.
O indicador EV/Ebitda de 4,1 x quer dizer que o valor econômico da empresa (EV) equivale a cerca de quatro anos de geração de caixa medida pelo Ebitda. Da mesma forma que para o múltiplo preço/lucro (P/L) quanto mais alto for o múltiplo EV/Ebitda, mais cara é a empresa.
Como utilizar o Múltiplo FV/ EBITDA na avaliação de empresas
Para verificar se um número é múltiplo de outro, basta encontrar um número inteiro de modo que a multiplicação entre eles resulte no primeiro número. Exemplos: a) 35 é múltiplo de 7, pois 35 é igual a 7 multiplicado pelo número inteiro 5. b) 63 é múltiplo de 21, pois 63 é igual a 21 multiplicado pelo número inteiro 3.
A avaliação por múltiplos pode ser considerada uma metodologia de avaliação baseada no conceito de valor relativo. Isso significa dizer que, ao precificar uma empresa, são utilizados múltiplos de outras ações similares com o intuito de estimar qual deveria ser o valor da empresa analisada!
Estimar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresa para os próximos períodos; Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança; Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.
Um múltiplo nada mais é do que uma métrica que mede algum aspecto relacionado aos números financeiros da empresa. Usado para medir quanto os investidores estão dispostos a pagar para cada real de lucro que uma empresa produz, este indicador é chamado de P/L.
O que são os múltiplos fundamentalistas Os múltiplos fundamentalistas nada mais são do que indicadores extraídos de informações financeiras e de mercado das empresas e podem ser utilizados como parâmetro para a identificação de oportunidades de compra de ações que estejam supostamente descontadas.
O que é? Os múltiplos de um número inteiro são um conjunto cujos elementos são obtidos após a multiplicação desse número fixo por todos os números inteiros.