Na política, neoliberalismo é um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
O neoliberalismo é o conceito redefinido do liberalismo clássico. ... É possível definir o liberalismo como sendo um conjunto de ideias, principalmente políticas e econômicas, que defende o livre mercado, ou seja, a não participação do Estado na economia.
No Keynesianismo defende-se a intervenção do estado na economia e o protecionismo, enquanto no Neoliberalismo não se defende essa ação. ... Já, no Keynesianismo tem-se uma forte defesa de intervenção de Estado na sociedade a fim de garantir o pleno emprego e manter o controle da inflação.
A maior diferença de pensamento entre Adam Smith, John Maynard Keynes e Milton Friedman é que Smith defende uma economia sem intervenção do Estado, pois afirma que a própria oferta e a demanda causa a autorregulação. Nesse sentido, as crises financeiras se resolvem sozinhas.
A Teoria Keynesiana acredita na intervenção estatal, enquanto as outras duas teorias pregam exatamente o contrário. ... O neoliberalismo é uma espécie de versão renovada do liberalismo e defende a privatização de empresas estatais e a abertura econômica de forma que haja uma livre circulação de capitais internacionais.
A principal diferença entre o liberalismo e o socialismo é: ... Enquanto o liberalismo prevê que a economia deve ser regulada pelo próprio mercado através da lei da oferta e da procura, o socialismo prega uma maior intervenção do Estado como forma de garantir a justiça social.
A principal diferença entre o Liberalismo e o Mercantilismo é que o Liberalismo defende a não-intervenção do Estado na economia enquanto que o Mercantilismo vê a intervenção como necessária para garantir a proteção da economia nacional.