Qual é o desafio em unir Psicologia e Educação? A união entre Psicologia e Educação passou por muitos estudos desde seu surgimento. ... Desafios ainda existem na área da educação (e não são poucos), mas na escola contemporânea existe mais liberdade de expressão, incentivo à comunicação saudável e ao respeito mútuo.
Resposta. Resposta: Aprendizagem, escola e desenvolvimento.
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
“Escola para mim é um local de aprendizagem. Onde, além de nos preparar, ensinar o conteúdo e nos ensinar a ser pessoas melhores na faculdade e na vida, ainda nos proporciona amizades que podemos levar para a vida toda. A escola é importantíssima na vida de qualquer um!
Além destas, a família também é entendida como uma instituição social. De fato, ela é a principal fonte de socialização do indivíduo ao ensinar-lhe quais os padrões e normas culturais adequados que devem ser internalizados e reproduzidos em suas relações sociais (LASCH, 1991).
Integrando parentes sanguíneos e pessoas aceitas, o objectivo principal da instituição família é a união e proteção mútua. Uma característica comum de tal instituição é que, socialmente falando, existe uma questão de escolha ou adaptação.
O Estado é a maior instituição social que cerca um indivíduo e é a instituição com maior poder de coerção e ajustamento dos padrões de comportamento. Segundo Max Weber, o Estado tem o poder de punição e ajustamento de conduta pela força que nenhuma outra instituição social possui.
A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. ... Passando a esse aluno a importância da inclusão e não só no âmbito escolar e sim em toda a sociedade.