Contexto histórico do Trovadorismo O trovadorismo teve origem no continente europeu durante a Idade Média, um longo período da história que esteve marcado por uma sociedade religiosa. ... Dessa maneira, a igreja medieval era a instituição social mais importante e a maior representante da fé cristã.
Foi um movimento literário e poético que surgiu na idade média, foi o primeiro movimento literário, os homens que foram chamados de trovadores eram homens ricos e da nobreza que escreviam vários poemas e cantavam como se fosse uma cantiga, essas cantigas eram divididas em amor, amigo, cantigas escárnio e cantigas de ...
o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional. Marco inicial: é a “Cantiga da Ribeirinha” (“Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.
Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
Os principais trovadores da época medieval foram:
As principais obras representantes do Trovadorismo são as seguintes:
Autores e obras do Trovadorismo
As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.
De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.
O Trovadorismo surgiu em meio à sociedade feudal da época, que submetia todos a uma relação de suserania e vassalagem. Os suseranos eram os senhores feudais que de tinham a posse das terras. Em grande parte, eram membros da alta nobreza. Os vassalos eram os camponeses, explorados e com uma vida miserável.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).
Resposta. Resposta: Principais características: Elas são escritas em forma de poesia, e o trovador (autor das composições) expressava a veneração pela mulher descrita na cantiga. São tradicionalmente divididas em cantigas de AMOR, AMIGO, MALDIZER e ESCÁRNIO.
A poesia trovadoresca era uma espécie de poesia cantada, chamada de cantiga, acompanhada por instrumentos musicais, tais quais o alaúde, a citara e a harpa, por exemplo, caracterizando uma tradição oral e coletiva. ...
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.
As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e distante. Ele se coloca na posição de fiel vassalo, a serviço de sua senhora – a dama da corte -, fazendo desse amor um objeto de sonho, distante e impossível.
cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe.
As cantigas lírico-amorosas apresentam duas modalidades: as cantigas de amigo, nas quais o poeta põe as palavras na boca de uma mulher, apresentando por isso um eu lírico feminino, e as cantigas de amor, nas quais o poeta fala por si próprio, contendo, por isso, um eu lírico masculino.
Na lírica medieval galego-portuguesa uma cantiga de amigo é uma composição breve e singela posta na voz de uma mulher apaixonada. ... São, portanto, de origem autóctone plural, a partir do contacto da lírica pré-trovadoresca popular, já reelaborada nas cortes, com a lírica cortesã occitana (a cançó).
7. São características principais das Cantigas de Amigo, Exceto: a) Eu lírico feminino.
É correto afirmar sobre o Trovadorismo que (1 Point) os poemas são produzidos para ser encenados. as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas. nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino. as cantigas de amigo têm linguagem poética rebuscada as cantigas de amor são de origem nitidamente popular.
Sobre as cantigas trovadorescas todas estão corretas, exceto: * 2 pontos. Nas cantigas de amor o trovador canta esse sentimento como não correspondido pela mulher amada. ... Na cantiga de maldizer o homem canta com delicadeza a beleza feminina.
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.
Humanismo foi a escola literária de transição entre o pensamento teocêntrico, onde todas as ideias giravam em torno de Deus e da Igreja, característica marcante do Trovadorismo, para o ideal antropocêntrico, onde o homem era mais valorizado e considerado o centro de tudo, característica presente no Humanismo, onde ...
Resposta: O feudalismo foi a forma de estratificação social e de divisão de terras típica da idade média assim como o trovadorismo foi uma das formas de arte popular típica desta época.
Trovadorismo foi um movimento literário e poético, que iniciou-se na idade Média por volta do seculo XII. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. O s trovadores eram homens que pertenciam a nobreza,e escreviam poesias e cantavam em forma de cantiga.
Resposta. O trovadorismo é um gênero literário que surgiu na idade média por volta do século XII. Os trovadores eram homens da nobreza escreviam as poesias e as cantavam em forma de cantiga. Quando um homem não era nobre e escrevia as trovas, ele era chamado de jogral.
Resposta. Resposta: O trovadorismo foi um movimento itinerante, isto é, os grupos de trovadores e menestréis viajavam pelas cortes, burgos e feudos, divulgando em suas composições acontecimentos políticos e propagando ideias, como a do comportamento amoroso esperado de um cavaleiro apaixonado.