Resposta. Os dissacaridios são a fusão de 2 moléculas de monossacaridios (molecula principal e base de um carboidrato) por conta de uma OH (Hidroxila) e de um O que ficam em lados opostos da molecula (Cx (H20)x = formula do monossacaridio) se juntam criando um dissacaridio.
A união de dois monossacarídeos acontece através de uma ligação glicosídica. A maltose, por exemplo, possui uma ligação glicosídica entre o carbono 1 e o carbono 4 de seus monossacarídeos. ...
Eles estão presentes em nossa dieta, sendo o item principal na mesa em muitas culturas. Alimentos ricos em açucares são chamados de energéticos. São digeridos e transformados em glicose, gerando energia para nosso corpo e o que sobra é armazenada em forma de glicogênio ou estocada como gordura no tecido adiposo.
Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio.
Os carboidratos apresentam diferentes funções nos organismos vivos. Destacam-se: Função energética: Os carboidratos são utilizados pelas células para a produção de ATP, fornecendo, portanto, energia para a realização das atividades celulares.
Além disso, temos a glicose e a frutose, duas hexoses extremamente importantes para os seres vivos. É importante salientar que a glicose, que apresenta fórmula C6H12O6, é o principal carboidrato utilizado pelas células para a obtenção de energia.
Como os animais e vegetais armazenam energia através dos carboidratos? Nos vegetais se apresenta na forma de amido e nos animais na forma de glicogênio. Ambos são formados unicamente por glicose, unidas por ligações glicosídicas.
O amido é uma importante reserva energética encontrada nos vegetais e nos fungos. A reserva energética encontradas nos animais é o glicogênio, que fica acumulado no fígado e nos músculos. Já a celulose é um importante componente da parede celular, sendo o carboidrato mais abundante na natureza.
Podem ser monossacarídeos, quando possuem entre 3 e 7 carbonos em sua constituição; dissacarídeos, quando são formados por dois monossacarídeos, unidos por uma ligação denominada glicosídica; ou polissacarídeos, compostos por centenas, ou milhares de monossacarídeos.
Os energéticos compreendem principalmente a glicose, molécula formada durante a fotossíntese pelos seres autotróficos. Já os de reserva compreendem o amido e o glicogênio, encontrado nos vegetais e animais, respectivamente.
Os carboidratos, também chamados de açúcares ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceção do mel, todos os carboidratos são de origem vegetal e podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.